Zootecnista capixaba, Renata Erler, é eleita a mais influente do ano
A zootecnista capixaba natural de Santa Teresa, do Espírito Santo, Renata Erler, foi eleita a zootecnista mais influente do ano pela Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ).
A premiação, anunciada pelo presidente da instituição, Marinaldo Divino Ribeiro, reconhece a importância de Renata no setor agropecuário, tanto nacional quanto internacionalmente, como uma referência para profissionais da área.
“Ser reconhecido como uma das profissionais mais influentes entre os meus pares é também um incentivo para inspirar novos profissionais e reforçar a importância da zootecnia como ciência essencial para enfrentar os desafios da segurança alimentar e da preservação ambiental no Brasil e no mundo. Este prêmio, portanto, é um marco que transcende o mérito individual, consolidando um legado de impacto e contribuição para a sociedade”, pontua.
A zootecnista Renata Eler avalia essa conquista como um marco significativo no avanço da produção animal, evidenciando o sucesso de práticas que conciliam produtividade, bem-estar animal e sustentabilidade, consolidando o agronegócio como um motor de desenvolvimento econômico e social.
“A conquista reflete a relevância das contribuições realizadas para o avanço da produção animal, seja por meio de práticas que aumentam a eficiência produtiva, promovem o bem-estar animal, ou impulsionam a adoção de tecnologias sustentáveis. Além disso, simboliza a confiança de toda a cadeia produtiva e acadêmica no papel transformador do agronegócio como motor econômico e social do país”, destaca.
Carreira
Com mais de 20 anos de experiência e filha de produtor rural, Renata conquistou seu lugar de destaque na pecuária brasileira. Ela é criadora do método Pecuária 360º, que adota uma abordagem sustentável para otimizar todos os aspectos do ciclo produtivo.
“Uma fazenda é um negócio multidisciplinar. Qualquer ajuste em um setor afeta todos os outros. Por isso, é essencial entender essas interações para fazer os ajustes corretos”, afirma a zootecnista, que revolucionou a gestão agropecuária, ajudando fazendas a se tornarem mais eficientes e lucrativas.
O sucesso no Brasil abriu novas portas para Renata, que, em 2024, foi convidada a prestar consultoria para um grande grupo fazendeiro em Angola, na África, que adota genética importada do Brasil.
Além da consultoria, ela se destaca como palestrante em renomados eventos da área, como o Capim Day, e atua diretamente com pecuaristas de diversos estados, incluindo Espírito Santo, Mato Grosso, Pará, Bahia, Minas Gerais e São Paulo.
Apesar de ser a única mulher do Espírito Santo a atuar na consultoria agropecuária, Renata se tornou uma fonte de inspiração para outras mulheres na profissão.
“Hoje ainda há poucas mulheres na área de consultoria, mas essa realidade está mudando. O mercado está amadurecendo e se acostumando com mulheres em posições de liderança”, ressalta.
Além da sua atuação no campo, Renata também se destaca nas redes sociais, onde acumula mais de 12 mil seguidores. Seus vídeos, com milhões de visualizações, consolidaram sua influência digital no setor agropecuário, reforçando seu título de zootecnista mais influente do ano.
A zootecnista, em parceria com Rholyston Cordeiro, especialista e sócio-fundador do Grupo ISO, lança ainda neste final de 2024 o projeto Formação Consultor 360º, que tem como objetivo capacitar consultores do setor agropecuário a adotar uma visão empresarial e inovadora, voltada para a sustentabilidade e a lucratividade do mercado atual.
Com uma carreira consolidada e uma trajetória inspiradora, Renata Erler continua a ser um nome de destaque, tanto no Brasil quanto no cenário internacional, transformando a gestão agropecuária e impulsionando o desenvolvimento do agronegócio sustentável.