Zootecnista capixaba leva o seu conhecimento para Angola
Reconhecer o trabalho dos profissionais registrados no Conselho Regional de Medicina Veterinária do Espírito Santo (CRMV-ES) é destacar o compromisso com a área de atuação e a reponsabilidade em desenvolver um trabalho de excelência. A zootecnista capixaba Renata Erler, é uma dessas profissionais e recentemente foi destaque na imprensa local. Especialista em gestão pecuária 360º, ela irá levar o seu conhecimento para o outro lado do Atlântico.
Com a experiência de já ter trabalhado em diversos estados do país como Pará, Mato Grosso, São Paulo, Bahia e Minas Gerais, a zootecnista foi escolhida por um grupo pecuário de Angola, na África, que esteve no Brasil em busca de referências técnicas. Em Angola, as fazendas estão em fase de desenvolvimento e, com isso, focam na produção de gado de corte nelore que tem genética exportada do nosso país.
Após ter sido escolhida para trabalhar em outro país, Renata conta sobre a importância de ter uma experiência profissional em outra cultura. “Conhecer o interior, a cultura local e sua natureza, e ter o desafio de adaptar meu conhecimento em um local totalmente diferente é ter a oportunidade de impactar positivamente na vida das pessoas envolvidas no projeto”, disse.
Todo o seu conhecimento e trabalho desenvolvido em 18 anos de carreira agora será destinado promover o avanço da produção das fazendas em Angola. O currículo de Renata se estende por várias regiões brasileiras, sendo uma profissional de destaque em sua profissão, assumindo a gestão de grandes equipes.
Quebrando paradigmas em uma profissão dominada por homens, se estabelecer como uma profissional de peso no ramo requer muita dedicação e amor pelo que faz. Por isso, Renata deixa um recado para os futuros zootecnistas. “Tudo que você está fazendo agora é trampolim para atingir posições melhores. Se dedique ao máximo, entregue mais do que é esperado, seja cooperativo e humilde. E saiba que o aprendizado é eterno. Nunca pare de estudar. Faça por você”.