Universidade Federal do Maranhão faz pesquisa sobre controle de parasitos
Um grupo de pesquisa em Controle de Parasitos, do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) deu início à Pesquisa Nacional sobre o Controle de Parasitos de Cães na Clínica Veterinária e convida todos os médicos veterinários atuantes na área de clínica de pequenos animais a participarem.
O estudo visa conhecer os diferentes protocolos de controle de parasitos de cães no Brasil, os princípios ativos mais recomendados e as possíveis ineficácias na rotina clínica de pequenos animais. A pesquisa tem como premissa a integração das áreas de Ciências Biológicas e da Saúde e será utilizada em uma tese de doutorado em Ciências da Saúde da UFMA.
De acordo com o coordenador geral da pesquisa, o médico veterinário Livio Martins Costa Junior (CRMV-MA 1307), a “pesquisa tem como objetivo conhecer como, quando e com que produtos os médicos veterinários brasileiros realizam o controle de parasitos em cães no Brasil”. Ele afirma que esta informação “é importante para que os docentes melhorem a qualidade das informações aos discentes, bem como a informação aos médicos veterinários”.
Livio é professor de Parasitologia da UFMA, com mestrado e doutorado em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pós-doutorado no United States Department of Agriculture (USDA), nos Estados Unidos. Ele conta que a pesquisa será divulgada no XX Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinária, que acontecerá de 17 a 19 de setembro deste ano em Londrina, no Paraná, e que a equipe à frente do estudo conta com mais três médicos veterinários e estudantes de Medicina Veterinária.
Para participar, basta preencher o questionário online com o nome, e-mail, número do CRMV, cidade e estado e responder 19 perguntas. Entre as questões abordadas estão temas como tratamentos preventivos, exames coproparasitológicos, protocolo para tratamento de helmintos, ectoparasiticidas, alergia, hipersensibilidade e princípios ativos utilizados.
A pesquisa pode ser acessada no seguinte link: goo.gl/forms/NzNbv7pJeWjA8vF73