Sintomas, causas e tratamentos de linfoma em felinos é tema de palestra do Educa CRMV-ES
A Medicina Veterinária ainda enfrenta dificuldade quando o assunto é linfoma em felinos. Atualmente, 32% dos gatos domésticos morrem devido à tumores. Sintomas, causas e tratamentos de linfoma em felinos será tema de palestra do Educa CRMV-ES que acontece no próximo dia 22 de novembro, no auditório do Conselho, em Vitória.
O linfoma é o câncer derivado dos linfócitos e é uma das neoplasias mais comuns em cães e gatos. Inicia-se, na maioria das vezes nos linfonodos, sendo a apresentação multicêntrica a mais comum em cães e a forma mediastínica a mais comum em gatos jovens, infectados pelo vírus da leucemia felina (FeLV). Entretanto, pode ocorrer em qualquer órgão do corpo, a exemplo da forma gastrointestinal como linfoma alimentar, frequente em felinos idosos, não infectados pelo FeLV, e a forma cutânea em cães.
O tratamento resulta em respostas favoráveis e a remissão completa pode ser obtida, com poucos dias de tratamento, embora o mesmo deva ser continuado, a fim de se obter maior intervalo livre de doença e, consequentemente, expectativa de vida.
A palestra será com o Médico Veterinário Dr. Rodrigo Horta, que vai esclarecer as dúvidas sobre a doença. As inscrição são gratuitas porém as vagas são limitadas. Direcionada para Médicos Veterinários, os interessado podem se inscrever pelo e-mail [email protected]. Informações pelo telefone (27) 3324-3877 Ramal3
Assessoria de Comunicação do CRMV-ES