Sanidade na produção de suínos é tema de workshop gratuito
Os cuidados com as doenças virais que rodeiam a produção de suínos no Estado será tema do Workshop Estadual “Doenças Virais de Importância na Produção de Suínos” promovido pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), juntamente com a Associação de Suinocultores do Espírito Santo (ASES) e as principais lideranças ligadas à suinocultura do Espírito Santo. A capacitação é gratuita e acontece amanhã (06), a partir das 8h, na Sede do Sebrae/ES, localizada na Rua Belmiro Rodrigues da Silva, nº 170, Enseada do Suá, em Vitória.
Contando também com a realização da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Associação Brasileira das Empresas de Genética de Suínos (Abegs) e a Associação Brasileira de Médicos Veterinários Especialistas em Suínos (Abraves), e apoio local do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Espírito Santo (CRMV-ES), os treinamentos no Estado têm como tema central as principais doenças virais na produção de suínos, como por exemplo, a Peste Suína Africana (PSA) e Clássica (PSC) e a Febre Aftosa, e visam capacitar médicos veterinários e demais profissionais do campo que atuam na produção suinícola.
O presidente da ABCS, Marcelo Lopes explica que a iniciativa visa integrar os representantes da cadeia com o objetivo de mitigar riscos. “Os recentes casos de PSA e de PSC no Ceará e no Piauí convergiram esforços da iniciativa privada para prevenir e controlar os fatores de riscos na possível entrada de doenças no Brasil, ou seja, um trabalho em conjunto em prol de toda a suinocultura nacional”.
Os treinamentos serão ministrados pela especialista em epidemiologia das doenças infecciosas, a doutora em medicina veterinária Masaio Mizuno Ishizuka. Para a diretora técnica da ABCS, Charli Ludtke o Workshop é uma forma de harmonizar as informações entre o setor privado e o serviço veterinário oficial, e assim manter a sanidade da produção suinícola nacional. Ludtke explica ainda que as capacitações irão contar com material técnico de apoio, que estão disponíveis no site da ABCS.
Todos os eventos itinerantes são gratuitos e contam com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), da Embrapa Suínos e Aves, do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), das Federações da Agricultura e das Afiliadas da ABCS.
PROGRAMAÇÃO
08h00 às 10h00 – Peste Suína Africana e Peste Suína Clássica / Palestrante: Drª Masaio Mizuno Ishizuka
10h00 às 10h30 – Intervalo
10h30 às 11h00 – PRRS (Síndrome Respiratória e Reprodutiva dos Suínos)
11h00 às 12h00 – Papel do Serviço Veterinário Oficial (SVO) no atendimento às enfermidades de notificação obrigatória / Palestrantes: Representantes do SVO
12h00 às 12h30 – Encaminhamentos da manhã com representantes da ABCS
12h30 às 14h00 – Intervalo para almoço
14h00 às 16h00 – Doenças vesiculares: febre aftosa, estomatite vesicular, doença vesicular do suíno e senecavírus A / Palestrante: Drª Masaio Mizuno Ishizuka
16h00 às 16h30 – Intervalo para café
16h30 às 17h30 – Doenças vesiculares: febre aftosa, estomatite vesicular, doença vesicular do suíno e senecavírus A / Palestrante: Drª Masaio Mizuno Ishizuka
17h30 às 18h10 – Atuação do Serviço Veterinário Oficial nas doenças vesiculares / Palestrante: Representante do SVO
18h10 às 18h30 – Encerramentos finais com representantes da ABCS
Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) com adaptação do CRMV-ES