Resumo da Plenária Ordinária de Julho
Na última sexta-feira (09) foi realizada a plenária ordinária de julho do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-ES).
A plenária contou com a presença do médico-veterinário Thiago Farias da Silva, que solicitou sua participação para apresentar o Programa de Formação em Medicina Veterinária Sistêmica, que contou com a colaboração on-line das médicas-veterinárias Carla Soares, fundadora do programa no Brasil, e Fernanda Pereira. O curso é voltado para médicos-veterinários e estudantes de medicina veterinária, e tem como objetivo desenvolver um profissional formado em Visão Sistêmica e com bases terapêuticas integrativas associadas.
Foi destacada ainda na apresentação a Síndrome de Burnout, que acomete os profissionais da saúde, em especial os médicos-veterinários, além de ser a profissão com mais propensão ao suicídio.
O CRMV-ES demonstrou interesse em contribuir com essa abordagem, oferecendo apoio na divulgação da abertura da primeira turma no estado.
Durante a reunião, após receber uma demanda em que vídeos de um abate de cabritos ocorria em local público na cidade de Irupi, interior do Espírito Santo, a plenária do CRMV-ES aprovou uma nota de repúdio, que foi publicada na noite de sexta-feira. A forma de abate demonstrada no vídeo contraria normas sanitárias vigentes e não condiz com um procedimento técnico onde o bem estar do animal é levado em conta.
Além disso, foram discutidos 12 itens de pauta, com destaques para o projeto de controle de natalidade de cães e gatos de Vitória, o treinamento do setor de fiscalização no CRMV-MG, a Lei Geral de Proteção de Dados e deliberados 42 processos administrativos, entre registros, cancelamentos e defesa de multa eleitoral.
A próxima plenária ordinária do CRMV-ES está agendada para o dia 13 de agosto.