Radiologia é uma das áreas que mais expandiu nos últimos anos na Medicina Veterinária
A Radiologia Veterinária é, sem dúvida, uma das áreas que mais expandiu nos últimos anos dentro da Medicina Veterinária, guiada, principalmente, pelo avanço tecnológico e aprimoramento profissional. A área abrange todas as modalidades de Diagnóstico por Imagem, como a radiologia, ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética, assim como técnicas que começam a ser incluídas no Brasil, como a Radioterapia e Medicina Nuclear.
Os grandes desafios da área são o conhecimento físico das técnicas e formação da imagem, além de todo conhecimento anatômico, fisiológico e clínico de diversas doenças em espécies domésticas como cães, gatos, cavalos, assim como animais exóticos e espécies selvagens e silvestres, como cobras, coelhos, chinchilas, jacarés, leões, macacos, pingüins e até mesmo peixes. “A rotina de quem trabalha na área é sempre surpreendente e desafiadora”, afirma a professora e Dra. em Radiologia Animal Roberta Valeriano dos Santos.
Outro ponto importante a ser considerado é a acessibilidade e custo benefício das técnicas. Nem todas as modalidades estão disponíveis em todos os Estados, porém, com a grande expansão do Setor e investimentos na área, estes exames estão cada vez mais inseridos na rotina veterinária.
A indicação adequada da modalidade diagnóstica e as informações obtidas nos exames de rotina, de emergência e intervencionistas, como biopsias e citologias guiadas, contribuem significativamente para diversas outras áreas como a clínica médica, cirúrgica e reprodução.