Propaganda em rede social causa penalidade a médicos veterinários do ES
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Espírito Santo (CRMV-ES) realizou durante todo o dia de ontem (14) o julgamento de dois Processos Ético Profissionais (PEPs). Os processos julgados tiveram em comum a infração dos artigos 14 e 15 do Código de Ética do Médico Veterinário, Resolução CFMV nº 1138, que veda “o médico veterinário veicular em meios de comunicação de massa e em redes sociais os preços e as formas de pagamento de seus serviços” e “divulgar os seus serviços como gratuitos ou com valores promocionais”.
Após apuração e julgamento das infrações ético-disciplinares, o CRMV-ES penalizou os médicos veterinários e estabeleceu multa pelo desrespeito à Resolução do CFMV. Todos os processos julgados precisam ainda aguardar o prazo de 30 dias para, se assim quiser, o denunciado apresentar recurso ao Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).
ALERTA
Com a utilização das mídias sociais como meio publicitário para empresas, o acesso da população aos serviços prestados por petshops, consultórios, clínicas, hospitais veterinários ou planos de saúde para animais aumentou.
O CRMV-ES concorda que a publicidade online é benéfica para as atividades da medicina veterinária e auxilia na divulgação dos serviços prestados pelos profissionais. Porém, alerta que é necessário estar atento ao Código de Ética Profissional, que não permite a divulgação de preços, formas de pagamento ou promoções nas redes sociais, em jornais ou qualquer outro meio de comunicação de massa.
Assessoria de Comunicação CRMV-ES