Procurador-Geral do CRMV-ES destaca a importância da proteção animal em evento no MPES
O procurador-geral do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Espírito Santo (CRMV-ES), Felipe Gomes Sarmento, participou na última sexta-feira (4), de um evento no Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), organizado pela Coordenadoria de Proteção e Defesa da Fauna (CPDF) em parceria com o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF). O encontro teve como tema “Políticas públicas e instrumentos econômicos para a proteção dos animais: novas tendências” e foi realizado no Auditório da Procuradoria-Geral de Justiça.
A importância do evento foi destacada por Sarmento, que enfatizou a necessidade de fortalecer as relações institucionais para futuras ações em prol dos direitos dos animais. “A aproximação é importante, pois promove fortalecimento institucional para ações e projetos futuros”, afirmou.
A mesa de honra foi composta por autoridades de destaque, incluindo o Procurador-Geral de Justiça, Francisco Martínez Berdeal; a Subprocuradora-Geral de Justiça Institucional, Luciana Andrade; a Coordenadora de Proteção e Defesa da Fauna, Edwiges Dias; o Procurador-Geral do Estado, Iury Almeida Madruga; a Desembargadora Debora Ambos Correa; e o Presidente do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES), Domingos Augusto Taufner.
Durante sua fala, Berdeal ressaltou a relevância da conscientização sobre os direitos dos animais como parte do avanço civilizatório promovido pelo Ministério Público. “Isso faz parte de uma grande evolução, de coisas que não eram pensadas e discutidas há poucos anos e agora são. Esta é a finalidade de um evento dessa natureza”, declarou.
Edwiges Dias, por sua vez, destacou a atuação do Ministério Público na defesa dos direitos animais e a responsabilidade coletiva que envolve a proteção animal. “A Coordenadoria de Proteção e Defesa da Fauna procura ser um elo nessa luta pela dignidade animal e pelo seu bem-estar”, assinalou.
A Subprocuradora-Geral, Luciana Andrade, reforçou a importância do diálogo entre os poderes públicos e a sociedade, considerando o evento uma oportunidade para compartilhar expectativas e interagir em busca de ações eficazes para a proteção dos direitos dos animais.