Presidente do CRMV-ES participa de Reunião sobre a Esporotricose na Comissão de Proteção e Bem-Estar dos Animais da ALES
No último dia 23 de outubro, a presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Espírito Santo (CRMV-ES), Dra. Virginia, esteve presente na 2ª Reunião Ordinária da Comissão Permanente de Proteção e Bem-Estar dos Animais. O encontro, realizado às 18 horas, concentrou-se em questões fundamentais relacionadas à proteção e ao bem-estar dos animais no estado, em especial, a abordagem da Esporotricose e seus desafios epidemiológicos.
A reunião, que contou com a participação de gestores estaduais, municipais, entidades de proteção animal e representantes da sociedade, buscou discutir medidas que visem o controle e tratamento da doença no estado. Dra. Virginia enfatizou a importância de oferecer diagnósticos e tratamentos adequados aos animais afetados, desmistificando a ideia de que o gato é o principal responsável pela propagação da Esporotricose. “É uma doença tratável, onde a eutanásia deve ser a última opção quando todos os esforços para tratar o animal se mostraram insuficientes e causam sofrimento. Atualmente, buscamos garantir o direito do animal ao tratamento adequado, uma vez que os animais também detêm direitos”.
Outro ponto de destaque foi a iniciativa da Deputada Janete de Sá, que propôs o encaminhamento de um documento elaborado em conjunto pelo CRMV-ES, ALES, OAB e SOPAES à Ministra de Saúde, Sra. Nisia Trindade, expondo a situação da Esporotricose no estado do Espírito Santo. A reunião se mostrou uma oportunidade valiosa para abordar e sensibilizar sobre os desafios relacionados à Esporotricose, bem como para promover a conscientização e atenção aos direitos dos animais.
Este encontro foi um importante passo no engajamento público para encontrar soluções que assegurem a saúde e bem-estar dos animais no estado, promovendo um debate aberto e colaborativo para o enfrentamento eficaz da Esporotricose.