Por que a febre amarela é uma questão de saúde pública?
Doença infecciosa causada por um vírus transmitido por mosquitos, a febre amarela ocorre de forma endêmica no Brasil, principalmente na região amazônica. Além da devastação causada pela pandemia da covid-19 em todo o mundo, as zoonoses e arboviroses, como febre amarela, dengue, zika e chikungunya, têm um papel epidemiológico extremamente significativo no cenário mundial, sobretudo nos países tropicais e subtropicais.
A febre amarela, diferentemente da maioria das arboviroses, tem uma ferramenta extraordinária para o seu controle, que é a vacina humana disponível no Brasil desde a década de 1930, permitindo que ocorra de forma eficaz a imunização das pessoas e a interrupção do ciclo de transmissão.
Os médicos-veterinários têm papel relevante no controle da febre amarela no país, ao atuar em diferentes áreas do Sistema de Saúde, como Vigilância, Atenção Primária, Defesa Sanitária Animal, clínicas particulares, setores do meio ambiente, ONGs vinculadas a questões ambientais, dentre outros.
Mais informações: https://www.cfmv.gov.br/por-que-a-febre-amarela-e-uma-questao-de-saude-publica/sem-categoria/2021/03/22/