Os Médicos-Veterinários que trabalham nas Secretarias de Saúde já estão sendo vacinados
NOME: Fabricio Ferreira Pagani
ÓRGÃO EM QUE ATUA:
Unidade de Vigilância de Zoonoses da Prefeitura Municipal de Cariacica (UVZ/CVA/SEMUS/PMC )
MOTIVO PELO QUAL FUI IMUNIZADO:
A UVZ, uma Unidade de Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) e não teve um dia sequer de interrupção de seu trabalho desde o início da pandemia exatamente devido à sua importância para controle de doenças que acometem os humanos com importante morbidade e inclusive hospitalizações como no caso da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.
Temos como exemplo também as Vigilâncias para Febre Amarela, Esporotricose, Leishmanioses e Raiva onde há necessidade de adentrar residências neste momento de isolamento social; desta forma, desde o início da pandemia mantivemos os trabalhos de retaguarda direta para contenção de morbidades possivelmente concorrentes para hospitalizações e ocupação de leitos inclusive de UTI’s além de essas doenças serem possíveis comorbidades e agravantes para o caso de infecção conjunta com o coronavírus.
O cronograma de vacinação instituído pelos governos estadual e municipal contemplou em primeiro momento médicos e enfermeiros que estão na linha de frente, e em um segundo momento todos demais servidores da Secretaria de Saúde.
IMPORTÂNCIA PARA SAÚDE ÚNICA:
A Saúde Única (One Health) a qual envolve a inter-relação entre saúdes humana, animal e ambiental, depende de trabalho transdisciplinar onde diferentes profissionais agem para que em última análise, seja alcançado o bem-estar do ser humano em um ambiente sustentável. Desta forma, por sua formação ampla que engloba as três áreas, o médico-veterinário é o profissional com melhor formação geral para Saúde Única.
Entretanto, fazendo mea-culpa, os médicos-veterinários que desejam participar deste movimento precisam se portar como tal, buscando sempre melhorar seu entendimento como componente neste processo, sobretudo se empoderando dos conhecimentos específicos à área de saúde-pública.