O Agronegócio e os seus atores: uma nova visão
Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna, disse: “os executivos passam a maior parte do tempo com os problemas de ontem e mais tempo tentando desfazer o passado do que com qualquer outra coisa”, e isto está mais presentes do que nunca nos dias atuais. Todos os investidores e empresários querem, ao final de um ciclo de produção, encontrar resultados positivos como fruto de sua dedicação, esforço, suor e trabalho. Quer eles sejam nascidos e criados no meio do setor ou não. Isto se deve à acirrada competitividade do mercado e do nível crescente das exigências dos consumidores.
São cada vez maiores os poderes de crítica, de compra e de reivindicação do consumidor atual. Indivíduos adultos de ambos os sexos, que pelo seu maior poder aquisitivo e facilidade em viajar, têm a oportunidade de comer em bons restaurantes, tornando-se mais exigente do que o consumidor médio. Portanto, saber fazer é extremamente importante para o setor produtivo, mas quem dita o que fazer é o consumidor. E quando este consumidor não encontra o esperado, não sendo atendido em seus padrões de qualidade, acarreta prejuízos econômicos a toda a cadeia produtiva. Pelo simples fato de não colocar mais aquele produto em questão no seu carrinho de compras no supermercado.
Por esse motivo, empresários e gestores estão se dando conta da necessidade de contar com o apoio de consultores especialistas para que tragam know-how e soluções ao seu negócio. Isto porque o conceito atual de produção envolve aspectos que vão desde o local onde são produzidos, na sua forma elementar, até chegar ao consumidor final. Nesta cadeia, estão presentes vários autores como, por exemplo, as autoridades governamentais (legislando e executando as regras de inspeção e fiscalização), produtores, empresários e investidores agropecuários, transportadores de matéria prima e de produtos acabados, indústrias processadoras e manipuladoras de alimento de origem animal, atacadistas, varejistas, universidades, empresas diversas e o consumidor que, embora seja o último elo desta cadeia, é o que determina o sucesso ou o colapso de um setor produtivo.
Todos estes atores citados desempenham papel fundamental na manutenção da inocuidade dos alimentos, evitando que eles se transformem num problema de saúde. Exigindo, assim, um maior desafio por parte de todos os envolvidos, em especial dos consultores, técnicos especializados que se coloca como intermediador, entendendo e identificando as necessidades e desejos dos consumidores, bem como apresentando aos produtores de uma forma clara e objetiva a necessidade em cumprir e de se fazer cumprir as exigências legais que envolvem cada segmento do setor produtivo, e assim, agregar valor ao produto final. Auxiliando toda a equipe às adequações do processo e contribuir na resolubilidade de problemas.
O consultor especializado tem que estar “antenado” com as inovações tecnológicas e oferecer ao setor o que há de mais moderno e apresentar as tendências futuras de mercado. Assim, deve ser ágil e comprometido com as demandas do setor, aplicando as ferramentas disponíveis e manter parceria com empresas e profissionais renomados e reconhecidos no cenário nacional e internacional. Somente desta maneira, poderá contribuir nas assertivas tomadas de decisão e, por fim, compartilhar da conquista de grandes resultados. Cabe finalizar com as palavras de Robert I. Sutton & Huggy Rao (autores do livro: Potencializando a Excelência): Não basta expandir geograficamente ou ganhar novos mercados: é preciso aprimorar o modo como se trabalha.
Gilberto Marcos Júnior, Médico Veterinário Consultor da QualyPrev Consultoria, Professor da Faculdade de Medicina Veterinária UNESC Colatina-ES
Nielton Cezar Ton, Médico Veterinário Consultor da QualyPrev Consultoria