Novo Plano Estratégico para Desenvolvimento da Agricultura Capixaba é Apresentado com Participação do CRMV-ES
Nesta quarta-feira (20), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), divulgou o Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (PEDEAG 4 – 2023/2032). O plano servirá como guia para as políticas públicas voltadas ao setor agropecuário no Espírito Santo, visando o aumento da produtividade e das exportações do agronegócio local.
Durante o evento, também foi formalizado um termo de cooperação entre a Secretaria da Agricultura e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), com um investimento de R$ 18,5 milhões. A parceria tem como foco o desenvolvimento de ações de Pesquisa, Extensão e Inovação.
O PEDEAG é um Plano de Estado, concebido para orientar o desenvolvimento das principais cadeias produtivas da agricultura, pesca e pecuária do Espírito Santo. O novo plano busca integrar programas, projetos e ações entre os setores público, privado e não governamental. O tema central para o PEDEAG 4 – 2023/2032 é a inovação, sendo considerada uma ferramenta para ampliar a competitividade, com a sustentabilidade como premissa.
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Espírito Santo (CRMV-ES) foi convidado a participar do evento e esteve representado pelo conselheiro efetivo, médico-veterinário Gilberto Marcos Junior. O agronegócio, principal atividade econômica em 80% dos municípios capixabas, destaca a importância do setor no desenvolvimento regional e na geração de renda.
Dentre as iniciativas apresentadas, destaca-se a ampliação do quadro de médicos-veterinários para atuação nos escritórios locais do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (IDAF) em municípios com expressiva presença de empreendimentos na avicultura de corte, avicultura de postura e suinocultura. Essa medida evidencia o compromisso com a saúde e a qualidade dos produtos agropecuários no estado.
O evento reforça a importância da colaboração entre os diferentes setores da sociedade para o fortalecimento e avanço do agronegócio capixaba, destacando o papel ativo do CRMV-ES nesse processo.