Médicos-Veterinários que trabalham nas Secretarias de Saúde já estão sendo vacinados
NOME: Rafael Henrique de Mello
ÓRGÃO EM QUE ATUA:
Departamento de Vigilância em Saúde de São Gabriel da Palha
MOTIVO PELO QUAL FUI IMUNIZADO:
Tive a oportunidade de ser imunizado por exercer parte de minhas atribuições dentro do ambiente do Laboratório Público Municipal de São Gabriel da Palha, também por fazer parte da equipe de Vigilância em Saúde que atuou nas pesquisas de campo relacionadas a Covid-19, principalmente durante a execução do inquérito sorológico estadual.
Através das atividades do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva, tive a oportunidade de dar apoio técnico aos municípios, orientando quanto aos processos e protocolos que eram publicados a nível estadual e federal, também auxiliando diretamente na organização e execução do inquérito sorológico realizado pelo estado do Espírito Santo.
A nível municipal, fui membro do Centro de Operação de Emergências em Saúde (Coes Covid-19) trabalhando na criação de notas técnicas, montagem de boletins epidemiológicos, atualização e capacitação de servidores da saúde, participação em processos que envolvam decisões administrativas, formulação de protocolos e canais de consulta técnica aos demais profissionais.
IMPORTÂNCIA PARA SAÚDE ÚNICA:
O olhar e o cuidado com a saúde da população através do prisma de Saúde Única e a importância do profissional Médico-Veterinário estar inserido nesse contexto vem sendo aceita por outros profissionais de saúde de forma gradativa.
Acredito que esse conceito que trabalha com a interdisciplinaridade vai se firmar ainda mais no período pós-pandemia, com os demais colegas profissionais de saúde e gestores tendo um olhar diferenciado na adoção de ações e intervenções do cuidado com a saúde da população.
A atual crise é a exemplificação do termo “é muito melhor prevenir do que remediar”, estamos lidando com uma nova doença infectocontagiosa que teve uma origem zoonótica, promovida pela interação de humanos e animais, então, como prevenir doenças nos humanos sem cuidar do ambiente em que eles estão inseridos e dos animais com quem interagem mesmo que indiretamente?
Talvez tudo isso que estamos passando tivesse sido evitado se as ações da vigilância sanitária e zoonótica fossem valorizadas. Nesse tempo de pandemia, os Médicos-Veterinários estão tendo a oportunidade de mostrar de forma mais abrangente como a sua participação no sistema de saúde pode contribuir em diversas linhas de proteção à saúde humana. Trazemos uma carga de conhecimento amplo de formação, conhecimentos de imunologia, microbiologia, epidemiologia, parasitologia que nos permite contribuir em diversos níveis de atenção e força de combate à pandemia. Observamos colegas trabalhando nos laboratórios públicos, realizando os exames de diagnóstico molecular para detecção do SARS-Cov-2, colegas trabalhando e sendo referências em pesquisas de desenvolvimento de vacinas e soros hiperimunes para a Covid-19 e contribuindo muito na tomada de decisões de estratégias epidemiológicas para controle da disseminação do novo coronavírus nos diversos níveis dos poderes executivos.