Médicos Veterinários fazem parte de grupo prioritário em campanhas de imunização
Em resposta a ofício enviado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Espírito Santo (CRMV-ES) em abril, a Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) informou na última sexta-feira, dia 04 de maio, que profissionais da saúde devem comparecer a postos da rede de saúde SUS portando algum documento que comprove em qual grupo de risco está inserido, e solicite a dose anual da vacina.
Tendo em vista a Resolução Normativa do Conselho Nacional de Saúde (CNS) 287/1998, que incluiu o Profissional de Medicina Veterinária entre os Profissionais de Saúde, e a Norma Regulamentadora NR 32 do Ministério da Saúde, que determina diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral, o CRMV-ES convida, então, todos os médicos veterinários do Espírito Santo para a vacinação.
Para garantia do direito à vacinação, apresente a carteira profissional emitida pelo conselho, para fins de comprovação do grupo de risco de profissional da saúde. Ou então, leve até o local de vacinação um crachá que comprove a área da saúde, conforme orientação da SESA no ofício 27/2018 enviado ao CRMV-ES.
Ainda de acordo com a Secretaria Estadual, “a SESA faz um grande movimento com as regionais de saúde e municípios, no sentido de dar subsídio para que as campanhas de vacinação transcorram dentro das melhores condições e atinjam o maior número de pessoas possível (sempre observando o público alvo)”.
No documento, a SESA cita ainda o Informe Técnico da 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Para conhecimento, baixe AQUI o documento do Ministério da Saúde.
O oficio resposta da SESA pode ser baixado AQUI.