Médica Veterinária e Zootecnista falam sobre a arte de lecionar
Ensinar é uma arte e os protagonistas para transformar a educação são os professores. Neste dia 15 de outubro, o CRMV-ES reforça a importância da valorização de Médicos Veterinários e Zootecnistas, tão essencial para formar e qualificar profissionais para o mercado.
A presidente da Comissão de Ensino de Medicina Veterinária do CRMV-ES Dra. Roberta Valeriano dos Santos fala sobre a profissão. “É muito gratificante e abrangente. Temos a nobre missão e oportunidade de cuidar dos animais, nas mais diversas áreas da medicina, assim como dos seres humanos, por meio do cuidado com alimentos de origem animal, controle de zoonoses e na área de saúde pública. Lecionar dentro dessa profissão exige um vasto número de profissionais dedicados e especializados, que não medem esforços no dia dia para conduzir a busca do conhecimento de forma ética e profissional”, diz.
Desenvolver e despertar as habilidades, senso crítico, criatividade e direcionar as ferramentas adequadas para o conhecimento sólido, eficaz e aplicável são desafios que motivam os educadores, segundo a Médica Veterinária. “Ser Professor é um exercício diário de doação e aprendizado contínuo. Motivar e ser fonte de inspiração é um trabalho maravilhoso, no qual você tem a chance de proporcionar as mudanças por meio de atitudes e exemplos a ética e profissionalismo. Sempre digo aos meus alunos que o conhecimento é uma luz que se acende e guia nosso futuro”, reforça Roberta.
Na opinião do presidente da Comissão de Ensino de Zootecnia do CRMV-ES Dr. Gercílio Alves de Almeida Júnior a profissão tem seu valor e representatividade. “A Zootecnia é uma profissão relevante para o cenário brasileiro e mundial, em relação ao que abrange a produção animal, pois todos os ramos associados a produtos de origem animal, passam pelas mãos de zootecnistas”, destaca.
Gercílio ainda pondera sobre a vivência como profissional zootecnista e como professor, e como isso contribui em sala de aula. “Vivenciei os dois lados, pois antes de ser professor trabalhei como zootecnista em campo. Hoje consigo passar para os estudantes os conceitos teóricos da ciência da área, mas também a vivência como zootecnista em campo. E dessas experiências, o retorno com a gratidão e o reconhecimento dos alunos, quando você contribui para a formação deles, como profissionais, é o maior pagamento”, finaliza.
O CRMV-ES registra aqui o agradecimento a todos os professores da Medicina Veterinária e da Zootecnia na formação de cada profissional. Feliz Dia do Professor!
Assessoria de Comunicação do CRMV-ES