Leishmaniose Visceral Canina se torna doença de notificação obrigatória no Espírito Santo
Nesse mês de agosto, chamamos a atenção para a Semana Nacional de Controle e Combate à Leishmaniose que ocorre entre os dias 08 e 12.
Nesse ano, podemos destacar a inclusão da Leishmaniose Visceral Canina (LVC) na lista de doenças de notificação obrigatória no Estado do Espírito Santo (Portaria 115-R de 04 de agosto de 2022).
Salientamos que a comunicação das doenças listadas na Portaria é obrigatória à autoridade de saúde e deve ser realizada pelos médicos, profissionais de saúde ou responsáveis pelos estabelecimentos de saúde, públicos ou privados.
Lembramos ainda que o Código de Ética do Médico Veterinário descreve que é dever dos profissionais, fornecer informações de interesse da saúde pública e de ordem econômica às autoridades competentes nos casos de enfermidades de notificação obrigatória.
A forma de comunicação dos casos pelos estabelecimentos veterinários privados será definida pela Secretaria de Saúde de cada município e as informações irão compor um banco de dados estadual que ajudará no conhecimento sobre a disseminação da enfermidade e na elaboração de políticas públicas para combater e prevenir o avanço da doença.
Se tiver dúvidas, entre em contato com a Vigilância em Saúde de seu município.