Inverno exige cuidados com os pets
A estação mais gelada do ano chegou e, assim como para os humanos, exige que os tutores adotem algumas medidas importantes para garantir a saúde dos pets.
Para manter a saúde dos cães em dia é fundamental evitar quedas na imunidade, que podem acontecer com as mudanças bruscas de temperatura e provocar resfriados seguidos de tosse, espirro, coriza e até mesmo secreção nasal, como explica o Médico Veterinário Dr. Thyago Zucoloto, que atua nas áreas de clínica geral, dermatologia e alergologia veterinária.
“Os pets suportam bem o frio, mas uma vez aquecidos dentro de casa em suas caminhas, ficam vulneráveis quando ocorre uma corrente de ar frio repentina provocada por exemplo com a abertura de uma janela ou ao descer do apartamento e receber aquele vento frio da rua. É preciso sim, por vezes, fazer uso de um agasalho e tomar cuidado com os banhos quentes, seguido de uso de secador de ar quente e, depois, exposição repentina à friagem. O ideal é que o banho e a secagem não sejam muito quentes para evitar esse choque”, diz.
O profissional destaca ainda que é preciso manter uma alimentação com ração balanceada de boa qualidade ou o uso de uma dieta caseira balanceada prescrita por nutricionista Zootecnista ou nutrólogo Veterinário para ajudar a enfrentar a estação de maneira mais tranquila. “Isso fornece aporte adequado de vitaminas e antioxidantes responsáveis por uma sólida resposta imunológica sempre. É importante manter no banho e na tosa os pelos mais compridos, que auxilia na manutenção da temperatura”, ressalta.
Estimular os cães no inverno, fazendo atividade física com regularidade, e estar em dia com as vacinas é uma forma de adaptar a rotina do animal para esse período e, assim, evitar contratempos. “Ponha uma roupinha e vá passear, dê muito carinho, não vacile com as datas da vacinação anual, principalmente com a vacina contra a Tosse dos Canis, realize a vermifugação periódica e o controle de carrapatos e pulgas com um bom produto indicado pelo seu Médico Veterinário e seja muito feliz com ou sem vento sul”, finaliza.
Assessoria de Comunicação do CRMV-ES