Inovação e melhores práticas para encantar clientes foram pautas da Reunião Regional da ABHV em Vila Velha
Organizada pela ABHV, o evento contou com o apoio do CRMV-ES e a presença de diferentes marcas dos mercados de alimentação e medicamentos pet
Na noite desta quinta-feira (27/03) foi realizada a Reunião Regional da Associação Brasileira dos Hospitais Veterinários (ABHV) no Espírito Santo, de forma inédita, reunindo proprietários de clínicas e hospitais veterinários capixabas. O encontro foi realizado no Coco Bambu, em Vila Velha, e reuniu mais de 80 médicos-veterinários.
Na abertura do evento, o vice-presidente da atual gestão do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Espírito Santo (CRMV-ES), Rodolpho Barros, representando a Diretoria Executiva, trouxe o papel do Conselho na valorização da Medicina Veterinária e destacou que estreitar os laços com instituições faz parte do Planejamento Estratégico de 2025 do Conselho.
“Esta noite marca uma das ações do planejamento estratégico do Conselho, voltada para os profissionais. Convido cada um a se envolver nas ações do Conselho para entender o tamanho do desafio que temos para trazer a fiscalização, uma avaliação de qualidade do trabalho e apoiar eventos como este. É importante que nós, profissionais, possamos identificar quem são os atores responsáveis por cada ação. O Conselho tem o papel de fiscalizar. Por isso parcerias como essa, com a ABHV, com outras associações e instituições, são importantes. O Conselho sempre irá apoiar diferentes ações em prol da valorização da Medicina Veterinária e do profissional, mas não cabe a ele deliberar sobre assuntos que cabem a sindicatos e associações”, comentou o vice-presidente.
Após a abertura, o médico-veterinário e especialista em Marketing, Marcus Nogueira, ministrou a palestra “A magia de encantar clientes”, trazendo aos profissionais importantes dicas práticas e exemplos do dia a dia em clínicas e hospitais. O palestrante reforçou que o conhecimento técnico aliado a um atendimento de excelência faz toda a diferença no mercado veterinário.
Nogueira destacou a importância da segmentação nas estratégias de marketing das empresas e citou alguns caminhos para quem busca fidelizar o cliente. Trouxe também dicas sobre como definir a persona ideal – entender o que o cliente diz, faz, pensa e sente é o caminho para transformar a comunicação em uma que seja mais assertiva e empática em qualquer situação, inclusive em momentos desafiadores.
Em seguida, o médico-veterinário e diretor distrital MG da ABHV, Jean Ciarallo, conversou com os profissionais presentes sobre o que o mercado atual espera do profissional e das empresas e trouxe mais informações sobre a atuação da ABHV em todo o país.
Ciarallo destacou a valorização profissional está ligada a múltiplos fatores, como competência, estudos e atualizações constantes, boas relações interpessoais, ética e atenção a novas tecnologias disponíveis no mercado, como a Inteligência Artificial (IA). Dentre diferentes pontos abordados durante a palestra, ele ressaltou o crescimento constante do mercado pet, pelo aumento do número de cães e gatos nas famílias, e a força potencial do setor veterinário na economia brasileira.