II Simpósio Estadual de Saúde Pública
Ontem, no dia 19 de setembro de 2023, profissionais e estudantes da área da saúde se reuniram no Auditório do Hospital da Polícia Militar, para o II Simpósio Estadual de Saúde Pública, organizado pela Comissão Estadual de Saúde Única do CRMV-ES, com o objetivo de debater os seguintes temas: Raiva e Esporotricose. O evento contou com a participação de especialistas que trouxeram informações sobre o tema, desde sua nova nomenclatura até contágio, tratamento e prevenção.
A cerimônia teve início às 8 horas com um discurso da presidente da presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Espírito Santo (CRMV-ES), Virgínia Teixeira do Carmo Emerich. Ela apresentou o tema falando sobre saúde pública e a nova geração de profissionais e estudantes da área. “É muito bom ver uma geração nova voltada para a saúde pública, preocupada com o tema, que entrou na área não por falta de opção, mas por escolha”, reforçou a presidente.
A Virologista Samira Pinheiro, Pesquisadora Científica do Instituto Pasteur, foi uma das palestrantes do Simpósio e compartilhou seu conhecimento sobre o a temática da raiva. Sua palestra enfatizou a importância do diagnóstico laboratorial para a vigilância efetiva da doença, elucidando dúvidas dos participantes quanto às metodologias empregadas.
O Médico Veterinário Clayton Gitti, Professor de Doenças Infecciosas da UFRRJ, abordou as diferenças dos perfis epidemiológicos da raiva no Brasil e no Mundo, trazendo discussões sobre a prevenção, a vacinação e como a Raiva afeta a vida dos infectados.
Por fim, Paulo Abilio Varella Lisboa, Coordenador e Pesquisador do Programa de Saúde Única – ICTB/FIOCRUZ-RJ, encerrou o simpósio discutindo o cenário atual e as perspectivas da doença esporotricose no Brasil, e o que a comunidade científica tem feito no enfrentamento a doença. O pesquisador também ressaltou formas de diagnóstico, tratamento e prevenção da doença e seu impacto na saúde do coletivo pela ótica da Saúde Única.
O II Simpósio Estadual de Saúde Pública foi uma oportunidade para a comunidade da saúde se atualizar e aprofundar seu conhecimento na área. Além das palestras, o evento promoveu um debate com os pesquisadores através de perguntas e respostas por parte da plateia.
“O evento teve apoio do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro (CRMV-RJ), Colegiado de Secretários Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems/ES) e Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa)”