Filhote de Baleia-Jubarte encalhada é salva em Manguinhos, na Serra
Na manhã de domingo (17), a Praia de Manguinhos, na Serra, testemunhou um ato de resgate quando um filhote recém-nascido de baleia-jubarte encalhou pela segunda vez no final de semana. Esse evento mobilizou médicos-veterinários, biólogos e voluntários, resultando em um esforço conjunto para devolver o filhote ao oceano. O resgate, que durou cerca de seis horas, foi uma corrida contra o tempo para garantir a sobrevivência do animal.
O filhote já havia encalhado na tarde de sábado (16), em uma praia próxima, com o cordão umbilical preso ao corpo. Graças à rápida ação de banhistas, ele foi devolvido ao mar. No entanto, no domingo (17), o mesmo filhote reapareceu, desta vez em uma área rochosa, apresentando ferimentos que tornaram o resgate mais complexo.
Uma equipe dedicada composta por representantes do Instituto Orca, da Prefeitura da Serra, Instituto Baleia Jubarte, Amigos da Jubarte e Ambipar Environmental Response trabalhou para levar o filhote de volta ao seu habitat natural.
Médicos-Veterinários cuidadosamente protegeram o animal com toalhas molhadas, guarda-sóis e medicamentos para aliviar sua dor durante o resgate. “Analisamos a situação, geramos mais conforto para o animal que estava em sofrimento, e na cheia da maré estabilizamos o animal na água até seu restabelecimento do desnorteamento e seguimos com a reintrodução já que tinha um adulto por perto supostamente a mãe procurando o seu filhote”, afirma o médico-veterinário Ian Augusto Gusman Cunha.
Enquanto as equipes se esforçavam para salvar o filhote, eles avistaram a mãe da baleia-jubarte nadando nas proximidades. O filhote, que tem aproximadamente uma semana de vida e é do sexo masculino, agora tem uma chance maior de sobrevivência, graças à proteção de sua mãe.
Os envolvidos no resgate permanecem esperançosos de que o filhote não encalhe novamente e que possa crescer e prosperar ao lado de sua mãe no vasto oceano. Este ato serve como um lembrete da importância de proteger e preservar nossos tesouros marinhos e da dedicação incansável daqueles que trabalham incansavelmente para garantir um futuro mais brilhante para a vida marinha. “Nós temos equipes parceiras que estão acompanhando mães com filhotes no mar e ainda não tivemos acionamento de filhote encalhado com essas características, levando a crer que o mesmo seguiu bem com a sua mãe e a operação foi bem sucedida”, afirma o médico veterinário.
Vale lembrar que caso se depare com uma situação similiar e encontre alguma orca ou baleia encalhada são recomendadas instruções de medidas de segurança a serem seguidas para a segurança de todos. “Ao encontrar um animal marinho encalhado, orientamos o isolamento da área e acionamento do programa de monitoramento de praias através do 0800 039 5005, onde nós seremos acionados”, finaliza Ian.