Fala Zoo: Américo Farjado, Zootecnista
Neto de produtor rural da região Sul de Minas Gerais, o Zootecnista Dr. Américo Farjado, formado em 2006 pela Universidade de Vila Velha (UVV), se identificou com a atividade rural e, consequentemente, com a Zootecnia. Nas próximas linhas, você confere um pouco da trajetória de Farjado.
História
Na década de 70, os pais de Américo se mudaram para o Espírito Santo em busca de oportunidade. Foi a partir do emprego de sua mãe, Dra. Zoraydes Izabel Duboc, como delegada de polícia em diversas cidades do interior do Estado, que ele despertou a sua vocação pela atividade rural e o gosto pela simplicidade do campo, como as plantações, o gado e as belas paisagens do interior capixaba.
O contato com a natureza foi determinante para o profissional, que identificou a possibilidade de harmonizar o trabalho da produção agropecuária, em especial o manejo da criação de animais, com o equilíbrio ambiental, impedindo a degradação do espaço natural. “E o sonho começou a se concretizar quando escolhi a Zootecnia como profissão”, diz Américo Farjado.
Em 2006, ano em que se formou, o profissional já atuava efetivamente no Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), desde novembro de 2005 como Técnico em Desenvolvimento Ambiental e Recursos Hídricos. No Iema, chegou a trabalhar três anos na Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral, onde prestou apoio em ações de manejo e pesquisa da fauna silvestre de vida livre, resgate, soltura e monitoramento de casos de atropelamento de animais silvestres e em atividades de apoio a ações de conservação, manejo e fiscalização ambiental em UC’s.
Pouco tempo depois, em 2008, foi convidado para trabalhar na sede do Iema no Núcleo de Apoio às Políticas Municipais de Meio Ambiente (Napmma) para atuar no fortalecimento institucional dos municípios capixabas. Seu trabalho foi aprimorar as práticas da gestão ambiental local (licenciamento, fiscalização, fomento à criação e gestão de UC’s e normatização), com consequente fortalecimento do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama).
Américo alerta para a importância do profissional para garantir os cuidados com os animais e o meio ambiente. “Quero que o profissional Zootecnista seja lembrando para atuar na preservação e manejo dos animais silvestre e no licenciamento ambiental, visto que, temos capacidade técnica para isso. Minha luta é pela conscientização da importância dos profissionais Zootecnistas nos órgãos ambientais de regulação da nossa região, sejam eles do Estado ou dos Municípios”, reforça.