Fala Vet: o que faz o médico veterinário?
Se você acha que o trabalho dos Médicos Veterinários se resume em clínicas e às consultas aos pets, está muito enganado! A cada ano, estes profissionais vêm mostrando ainda mais sua importância para o desenvolvimento da sociedade, cuidando da saúde e do bem-estar de diversas espécies de animais e, consequentemente, contribuem para a nossa qualidade de vida. Eles atuam em mais de 80 áreas e é por reconhecer o trabalho fundamental que os médicos veterinários desempenham que nós, do CRMV-ES, buscamos disciplinar a profissão por meio da normatização, fiscalização, orientação, valorização profissional e organização das classes. Continue lendo e entenda mais sobre como e onde trabalham os Médicos Veterinários.
Além de gatos e cachorros
Além de cuidar dos pets, os Médicos Veterinários podem atuar em atividades relacionadas à produção de alimentos de origem animal, na criação de animais de grande porte para agropecuária, exercer o papel de técnicos, consultores, professores e até mesmo de peritos criminais, judiciais e administrativos. A profissão ainda abrange atividades em laboratórios como análise de solo, de água e de alimentos, produção de vacinas e medicamentos de uso animal,
entre outras.
Preservação da saúde pública
Os Médicos Veterinários exercem um papel essencial na manutenção da saúde pública. Por isso, em 2011, a categoria foi integrada às equipes multiprofissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Agora, eles podem trabalhar ao lado de outros profissionais que atuam a fim de oferecer atenção básica à saúde nos municípios brasileiros. Entre as funções dos Médicos Veterinários que promovem a saúde pública estão: visitas domiciliares para o diagnóstico de risco à saúde na interação entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente. Este profissional também trabalha na prevenção, no controle e no diagnóstico de doenças transmissíveis ao homem através dos animais, as zoonoses, como a raiva, leptospirose, febre amarela, dentre outras. Gilton Almada, Médico Veterinário da Secretaria de Saúde do Estado e professor na Universidade de Vila Velha (UVV), explica que o Médico Veterinário tem um papel fundamental na saúde única, conceito que surgiu para traduzir a união indissociável entre a saúde animal, humana e ambiental.
“A Medicina Veterinária tem o papel de fazer essa triangulação e possui todo o conhecimento nas três áreas necessário para isso, gerando um grande reflexo positivo na saúde pública”, afirma Almada. Para o Médico Veterinário, o papel do CRMV-ES é fundamental na formação de profissionais mais capacitados a cada dia. “O conselho fomenta a capacitação e a fiscalização do exercício profissional, preservando o nome da nossa profissão. Com incentivo à capacitação, os Médicos Veterinários mantêm-se atualizados para exercer a atividade com excelência”, conclui.