Fala Vet: Luiz Carlos Barboza Tavares, Vice-presidente do CFMV
O nosso estado está muito bem representado no Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) pelo Vice-presidente do órgão, Luiz Carlos Barboza Tavares. Ex-presidente do CRMV-ES, ele se orgulha da posição que ocupa atualmente, estando sempre à disposição das demandas dos profissionais Médicos Veterinários e Zootecnistas capixabas.
Tavares destaca que, atualmente, a profissão tem um papel fundamental em diversas áreas, alcançando o desenvolvimento da produção animal, a industrialização de seus produtos, a preservação da saúde pública e do meio ambiente. " O Médico Veterinário possui um compromisso em preservar aquilo que está sob sua responsabilidade e avançar em novas fronteiras, com a capacidade, excelência técnica e ética que devem marcar a profissão”, diz o Vice-presidente do CFMV.
História
Luiz Carlos Barboza Tavares nasceu no Rio de Janeiro, viveu parte de sua infância em Paranaguá-PR e outra em Castelo. Aprovado no vestibular de Medicina Veterinária em Viçosa, ele foi monitor de aulas práticas de histologia e embriologia por anos e ainda trabalhou no Departamento de Veterinária, em laboratório, por cerca de um ano depois de graduado.
Após seu retorno ao Espírito Santo, foi contratado pela então EMESPE, que acabou originando, em parte, o IDAF, onde Tavares hoje atua na Gerência do Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros-PNCRH e também na Gerência do Programa Nacional de Prevenção e Vigilância da Encefalopatia Espongiforme Bovina-PNEEB.
O Médico Veterinário, inicialmente, foi Conselheiro Suplente do CRMV-ES até se tornar efetivo e trabalhou como Secretário Geral do Dr. Silvio Queiroz de Oliveira durante suas gestões. “Então, fui chamado pelos colegas a assumir a condição de candidato a Presidente de nosso Conselho. Relutei, mas acabei por não fugir da responsabilidade e da confiança em mim depositadas, o que resultou em uma chapa única. Quero crer que tenha sido devido a identificação da maioria dos profissionais de que eles seriam sim representados por nós”, conta Tavares.
Ele foi reeleito e, após a segunda gestão como Presidente do CRMV-ES, foi convidado a assumir um novo desafio. “Seria concorrer com uma gestão que já permanecia à frente do Conselho Federal continuamente há quase duas décadas, sendo que eu entendia ser preciso mudanças e renovação no CFMV. Após uma disputa acirrada, o resultado foi nossa eleição, e aqui estamos buscando corresponder às expectativas que nos foram depositadas”, declara o Médico Veterinário. Hoje, ele é Vice-presidente do CFMV, ao lado do Dr. Francisco Cavalcante de Almeida.