Dia Mundial contra a Raiva: vacine seu pet!
Hoje, 28 de setembro, celebramos o Dia Mundial contra a Raiva. A data foi escolhida em homenagem a Louis Pasteur, o cientista francês que produziu a primeira vacina contra a raiva. Hoje, vamos lembrar da importância de vacinar o seu pet e assim evitar que ele contraia a doença. Continue lendo!
A raiva
A raiva é uma infecção viral que atinge os mamíferos, geralmente transmitida através da mordida de animais infectados. O vírus, altamente contagioso, se alastra pelo sistema nervoso causando aumento da agressividade, salivação intensa e até mesmo convulsões e paralisias no estágio final da doença. Além disso, quando infectado, o animal também deixa de se alimentar e beber água.
Importância da vacinação
Vacinar o seu pet anualmente a partir dos quatro meses de idade é muito importante para combater a raiva. A doença ainda não tem cura, sendo considerada fatal em quase 100% dos casos, e pode ser transmitida aos humanos, por isso todo o cuidado é fundamental para garantir a segurança do pet e de todos que convivem com ele.
Nesta época, as cidades promovem mutirões de vacinação antirrábica, então procure saber qual é o local mais próximo onde você pode levar o seu pet para ser vacinado ou agende uma visita ao Médico Veterinário.