CRMV-ES solicita a abertura de vaga para médico-veterinário em concurso da Prefeitura de Vila Velha
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Espírito Santo (CRMV-ES) tomou conhecimento do Edital do concurso público realizado pela Prefeitura Municipal de Vila Velha (PMVV). O certame, que conta com a empresa Instituto de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade) para elaborar e aplicar as provas, foi designado para preencher vagas em atividades fins, exceto para médico-veterinário.
No acesso ao Portal da Transparência, referente aos cargos do município, foi identificado dois médicos-veterinários atuando como profissionais temporários. O Conselho ressalta que a Constituição Federal, no artigo 37, inciso II, consagra a exigência do concurso para o ingresso no serviço público, permitindo a contratação por tempo determinado para atender serviço temporário de excepcional interesse público (art. 37, IX).
“Entendemos a necessidade quando ela é temporária para atender uma demanda excepcional que é de interesse público, contudo, notamos que na Prefeitura existe uma demanda permanente para a presença do profissional médico-veterinário, que para atuar precisam ser admitidos via concurso público, o que não ocorre no edital aberto”, pondera o presidente do CRMV-ES Méd. Vet. Marcus Braun.
Além disso, o Conselho reforça a participação do médico-veterinário na saúde pública, atuando na prevenção e na minimização dos riscos de exposição da sociedade às zoonoses. "No município de Vila Velha cresce os casos de leishmaniose, esporotricose e leptospirose, onde não está sendo tomada nenhuma medida para freiar o mesmo, que só reforça a importância destes profissionais para agir no Centro de Controle de Zoonoses e combater o avanço dessas doenças", reforça o presidente do CRMV-ES.
Diante disso, o CRMV-ES enviou um ofício à Prefeitura Municipal de Vila Velha solicitando a alteração do edital, solicitando a inserção do cargo de médico-veterinário para suprir as vagas temporárias e preencher com efetivos, com a preocupação do agravamento e disseminação dessas doenças.
Assessoria de Comunicação do CRMV-ES