CRMV-ES recebe prefeitura de Vitória para discutir programa de controle populacional
Cumprindo sua finalidade legal de órgão de consulta dos governos em todos os assuntos relativos à profissão do Médico-Veterinário, além da fiscalização do exercício profissional, a presidente do CRMV-ES, Médica-Veterinária Virginia Teixeira do Carmo Emerich e o vice-presidente, Médico-Veterinário Douglas Severo receberam nessa quinta-feira (24) na sede do CRMV-ES o Subsecretário de Qualidade Ambiental e Bem-Estar Animal da Prefeitura de Vitória, Breno Panetto e a Gerente do Bem-Estar Animal da Prefeitura de Vitória, Katiuscia de Oliveira.
Em discussão, o programa de castrações sociais que a capital do Espírito Santo deseja implantar na cidade. O Subsecretário Breno Panetto explanou sobre o programa, afirmando que a prefeitura de Vitória está comprometida em implementar uma política pública permanente de controle populacional, bem como outras políticas e projetos, e busca do Conselho orientação para que a confecção do projeto básico esteja consoante com as determinações legais do Sistema CFMV/CRMVs.
Dra. Virginia destacou que o Conselho está à disposição da prefeitura para avaliação técnica do projeto básico, com objetivo de primar pelo exercício do bom profissional e o bem-estar animal e, como consequência, a excelência do serviço prestado à sociedade. Salientou ainda a importância do projeto para o controle populacional de cães e gatos e pela oportunidade gerada aos profissionais Médicos-Veterinários do estado.
Além disso, alinhando a parceria entre Conselho e Prefeitura, foi solicitada por parte do CRMV-ES a possibilidade de aprovação de Legislação pertinente sobre a exigência do Médico-Veterinário como Responsável Técnico nas casas agropecuárias e pet shops, contribuindo assim com o bem-estar animal, evitando casos de maus tratos nesses estabelecimentos e da venda indiscriminada de medicamentos, com potencial impacto na Saúde Única.