CRMV-ES recebe membros da Someves para reunião sobre reestruturação da Sociedade
A afiliação está aberta para médicos(as)veterinários(as) interessados em participar
Esta semana, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Espírito Santo (CRMV-ES) recebeu os médicos-veterinários Felipe Berbari Neto e Fabrício Pagani para uma reunião sobre a reestruturação da Sociedade de Medicina Veterinária do Espírito Santo, a Someves. Os profissionais foram, respectivamente, presidente e vice-presidente da última gestão da sociedade. A conversa foi com o advogado e procurador-geral do Conselho, Felipe Gomes Sarmeto, que orientou sobre os possíveis caminhos a serem seguidos para a reativação.
Com o papel principal de promover o aprimoramento técnico, social e cultural do profissional médico-veterinário, a Someves organizava importantes eventos e cursos destinados aos profissionais, sempre com apoio do CRMV-ES, relembra Felipe Berbari Neto. “A Someves sempre andou com o Conselho e agora buscamos uma maneira de retomar as atividades. Vamos primeiro retomar a afiliação, para então convocar uma assembleia, fazer uma nova eleição e retomar a sociedade. E então vamos também retomar a Semana Capixaba da Médico-Veterinário, evento antigo e que recebia profissionais de todo Brasil”. A intenção é que, com a sociedade reestruturada, o evento ocorra novamente a partir de 2026.
O presidente da atual gestão do CRMV-ES, José Carlos Landeiro (Cacau), é um entusiasta da Sociedade e dos eventos promovidos por ela – ele conta que esteve presente em todos os eventos realizados pela Someves em Guarapari, desde 1992. “A Someves organizou mais de 40 eventos neste estado. Eu lembro do primeiro evento que eu fui só como assistente assistir, no auditório da Secretaria de Agricultura, em Vitória, um evento que tinha mais ou menos umas 50 pessoas. Na época, nós éramos 200 veterinários no Espírito Santo. Mas o grande feito da Someves e o grande efeito que a Someves fez na nossa Medicina Veterinária começou mesmo no início dos anos 90, quando foi realizado o primeiro evento no Sesc de Guarapari. Tinham muitos palestrantes, alguns nomes aqui do estado, outros dos estados limítrofes”, comenta.
Cacau acrescenta que a Someves era reconhecida como um dos melhores organizadores de eventos do país, na área da Medicina Veterinária, e se lembra também dos times de futebol e vôlei formados por colegas. “A Semana Capixaba do Médico-Veterinário era de magnitude nacional, realizada no Espírito Santo. Isso é notório. Mas além da parte técnica, social e cultural, também tínhamos muito divertimento, fazíamos até torneios esportivos, com times formados pelos médicos-veterinários daqui e de outros estados”, declara.
Atualmente, a Someves possui alguns membros inscritos, mas não possui um quadro diretor. O médico-veterinário Fabrício Pagani reforça a importância do apoio institucional do Conselho para a reativação da Sociedade. “A Someves é uma instituição histórica, antiga e importante, que sempre teve uma proximidade muito grande com o Conselho. Ela ficou muitos anos desativada. Logo antes da pandemia, eu e alguns colegas começamos a tentar reativá-la. Infelizmente, a pandemia nos impôs um novo revés e a associação novamente precisou entrar em inatividade. O CRMV-ES está dando apoio institucional e em nossa reunião pudemos conversar sobre as possibilidades para a reativação, entender a melhor forma possível retomar os trabalhos”, explica.
➡️ A afiliação é gratuita e interessados devem preencher o formulário, clicando aqui.
Siga o Instagram do Conselho para ver dicas sobre esse e outros assuntos, informações sobre eventos e cursos de RT, fiscalizações, resoluções, novidades e mais: @crmves
🤝 Siga também o instagram da Someves.