CRMV-ES promove Seminário de Responsabilidade Técnica na Atuação Veterinária em Serviços Municipais de Bem-Estar Animal
Na última terça (10), o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Espírito Santo (CRMV-ES) organizou um evento de destaque para a comunidade de médicos-veterinários e interessados na área de bem-estar animal. O “Seminário de Responsabilidade Técnica Avançado na Atuação do Médico-Veterinário nos Serviços Municipais de Bem-Estar Animal” ocorreu no Auditório Manoel Vereza, localizado na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória/ES. O evento teve como objetivo proporcionar conhecimentos avançados e atualizados para profissionais e estudantes da área de saúde interessados na atuação veterinária em serviços municipais de bem-estar animal.
O bem-estar animal é uma problemática que necessita de debate já há algum tempo, e o evento cai como uma luva para visualizar o problema e conversar sobre soluções possíveis. “Esse evento é muito interessante, pois ele aborda toda a sistemática de atenção aos animais ao nível do município e as políticas necessárias para que se tenha efetividade, tanto na saúde dos animais quanto na eficiência da utilização do recurso público. É um conteúdo que direciona os profissionais e o serviço público para a estruturação de um serviço de atenção aos animais do município”, afirma o presidente do CRMV-SC, Marcos Neves.
A programação do seminário incluiu diversas palestras ministradas por profissionais experientes e renomados na área veterinária. Entre os temas abordados estão “Serviços municipais de atenção aos animais”, “Regularização e orientações do CRMV para os serviços públicos de atenção aos animais”, “Aspectos técnicos e éticos do atendimento cirúrgico em campanhas abrangendo o coletivo de animais”, “A importância do uso de protocolos para a manutenção e o cuidado de animais em abrigos públicos”, “Critérios para apreensão e resgate”, “Responsabilidade ética do médico-veterinário nos serviços de atenção aos animais” e “O papel do médico veterinário responsável técnico”.
O evento foi realizado pelo CRMV-ES em parceria com o CRMV-SC, mostrando que o compartilhamento de experiência é a melhor maneira de desenvolver de maneira assertiva o debate sobre o tema. “Aqui no Espírito Santo nós temos vários municípios que vem desempenhado serviços principais voltados para o bem estar do animal e essas prefeituras começaram sem suporte, então o conselho está tentando dar uma contribuição pros profissionais, médicos-veterinários, que estão inseridos nesses trabalhos a fim de trazer um suporte técnico e com a experiência de profissionais e de outros conselhos que tem agido nessa área”, reforça a presidente do CRMV-ES, Virginia Emerich.
A presença de especialistas como palestrantes garantiu que os participantes recebam informações atualizadas e relevantes para a prática profissional e a promoção do bem-estar animal. “Nós somos de Anchieta e estamos desenvolvendo algumas ações, e um seminário como esse é extremamente importante para estarmos compartilhando informações com outros profissionais e aprender com quem já está avançado no tema em seu município. Então vim buscar informações em várias áreas para aprimorar nossos projetos”, destaca a gerente Pet Vida, Ana Matta.
Este evento foi uma oportunidade única para profissionais e estudantes da área de saúde que desejavam aprofundar seus conhecimentos e habilidades na atuação em serviços municipais de bem-estar animal. O CRMV-ES agradece a todos os presentes que participaram do evento, promovendo uma atuação ética e responsável em prol do bem-estar dos animais.
A presidente do CRMV-ES destacou em sua fala de abertura a importância desses temas para mostrar a importância do médico-veterinário.“Essa palestra serviu para sensibilizar sobre o tema e mostrar que o médico-veterinário é um profissional imprescindível pro papel do bem estar dos animais nos municípios”, finaliza.