CRMV-ES Participa do Encontro Nacional Integrar – Licitações e Contratos em Brasília
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Espírito Santo (CRMV-ES) marcou presença no “Encontro Nacional Integrar – Licitações e Contratos”, realizado em Brasília nos dias 21 e 22 de agosto.
O evento reuniu 45 agentes de licitações do Sistema Conselho Federal e Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (Sistema CFMV/CRMVs), proporcionando um espaço crucial para o debate de temas relevantes e a unificação de procedimentos em âmbito nacional.
Representando o CRMV-ES, estiveram presentes Natalia Luchini Martins, assessora de eventos e integrante da Comissão de Compras e Fiscalização Contratual, e Gabriella Karina Damacena, Agente de Contratação, Pregoeira e Assessora da Secretaria Geral do CRMV-ES
Durante o encontro, a equipe de Licitações e Contratos do CFMV conduziu um workshop prático, focado na elaboração e publicação do Plano de Contratações Anuais dos CRMVs.
Este momento foi fundamental para alinhar práticas e promover a coesão entre os diversos regionais, fortalecendo a padronização dos processos e o cumprimento das legislações vigentes.
Ana Elisa Almeida, presidente do CFMV, destacou a importância do evento para a integração do Sistema CFMV/CRMVs: “Não vamos medir esforços para que estejamos cada vez mais alinhados com a legislação e com o serviço público. Somos uma autarquia pública e temos que dar respostas à sociedade. Entendemos que somos um Sistema e o Sistema tem que andar unido”.
A assessora de eventos e integrante da Comissão de Compras e Fiscalização Contratual do CRMV-ES, Natalia Luchini Martins, participou ativamente do encontro e sublinhou o valor do aprendizado obtido.
Segundo ela, o evento trouxe insights valiosos sobre a importância do planejamento no processo de contratações e os impactos financeiros de uma gestão eficiente.
“O evento foi conduzido pela equipe de licitação do CFMV (SELIC) e contou com a participação de integrantes de outros departamentos do Conselho Federal (GEPLAN e GECOF) que trouxeram contribuições valiosas e desenvolveram temas e conteúdos importantes para a capacitação dos participantes, como a importância de um bom planejamento antes de executar qualquer projeto, especialmente quando se trata de contratações, e os impactos que o planejamento – ou a falta dele – causam no orçamento das entidades”, ressalta.
O encontro, liderado pelo Setor de Licitações e Contratos (Selic), contou com o apoio das áreas de Planejamento, Orçamento e Finanças, e do Núcleo de Apoio aos Regionais (NAR).
Michel de Lima, chefe do Selic, enfatizou a relevância de um planejamento estratégico para o sucesso das ações do Sistema, destacando a necessidade de uma gestão participativa e a padronização dos procedimentos de contratações.
Além dos debates e oficinas, o evento promoveu uma troca rica de experiências entre os participantes, fortalecendo o networking e o compartilhamento de boas práticas.
O Encontro Nacional Integrar – Licitações e Contratos se consolidou, assim, como uma iniciativa essencial para o fortalecimento do Sistema CFMV/CRMVs, garantindo que todos os regionais possam operar de maneira coesa e eficiente em suas respectivas regiões.