CRMV-ES participa de sessão especial pelo Dia da Defesa Animal na ALES
Saúde e bem-estar animal, adoção e guarda responsável estiveram entre os temas abordados na ocasião
ALES recebeu animais e seus tutores para discutir políticas públicas e bem-estar animal | (Foto: Tati Beling/ALES)
Situação inédita na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES) marcou a tarde do último dia 19: pela primeira vez, animais puderam entrar no Plenário da casa. Em comemoração ao Dia da Defesa Animal, a deputada estadual Janete de Sá convidou, além de alguns cães e seus tutores e responsáveis, autoridades e instituições ligadas à proteção animal para debater sobre políticas públicas voltadas ao tema. O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Espírito Santo (CRMV-ES) esteve presente na ocasião.
A convite da deputada Janete de Sá, o presidente do CRMV-ES Luiz Carlos Barboza Tavares participou da sessão especial colocando o órgão fiscalizador à disposição da casa. “O CRMV-ES tem sido um grande parceiro na luta pelo bem-estar animal e queremos continuar parceiros nesta causa, ajudando sempre que necessário. A saúde dos animais é importante para nós médicos veterinários e zootecnistas, que nos preocupamos, por essência, pela proteção animal”, afirmou.
Além de debater o fortalecimento e a criação de políticas públicas para garantir proteção aos animais e apoio aos abrigos particulares, a sessão teve o intuito de oferecer uma prestação de contas das atividades desenvolvidas pela CPI que apura maus tratos, dando espaço a instituições, como a Sociedade Protetora dos Animais do Espírito Santo (Sopaes), para alertar sobre a necessidade de conscientização sobre adoção e a guarda responsável.