CRMV-ES participa de Fórum Nacional para debater sobre Animais Selvagens
Promover a integração entre as ações das comissões e elaborar um novo plano de ação votado para o tema “Gestão da Fauna invasora no Brasil” é o objetivo do II Fórum das Comissões Nacional e Regionais de Animais Selvagens do Sistema CFMV/CRMVs, que está sendo realizado na Sede do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), em Brasília. O evento, que teve início ontem (06) e vai até amanhã (8), conta com a participação da Conselheira do CRMV-ES e membro da Comissão Regional de Animais Selvagens e de Meio Ambiente, a médica veterinária Aline Alvarenga.
Durante o primeiro dia do fórum foi realizada a apresentação da Comissão Nacional de Animais Selvagens (CNAS), formada por médicos veterinários e zootecnistas que atuam na área de animais selvagens, assim como dos trabalhos desenvolvidos e ações futuras, assim como a apresentação dos desafios e planos das onze Comissões Regionais de Animais Selvagens (CRAS) e Comissões Regionais de Animais Selvagens e de Meio Ambiente (CRASMA) presentes.
“Todos os estados participantes puderam contar um pouco sobre sua realidade e suas demandas específicas, permitindo uma maior troca de experiências", afirmou a Aline.
Ainda ontem, os participantes discutiram sobre o histórico das invasões de fauna no mundo, legislações sobre fauna invasora no Brasil, produção de espécies com potencial invasor, o trabalho desenvolvido pela CNAS e o Plano Javali.
“A fauna invasora é atualmente considerada uma das maiores ameaças à fauna urbana e silvestre no Brasil e os órgãos ambientais estão promovendo ações conjuntas na tentativa de controle dos desastres ambientais que são consequência da ação de espécies com potencial disseminador”, explicou a Comissão Nacional de Animais Selvagens do CFMV.
A programação do fórum conta ainda com palestra sobre métodos de controle legalizados e sobre zoonoses e espécies invasoras, além de mesa-redonda sobre as espécies invasoras no Brasil e a participação do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) com palestra sobre o impacto ambiental das espécies exóticas no país.
Ao final do evento, as CRAS e CRASMAs definirão as ações a respeito do tema central a fim de criar posicionamento estratégico integrado, formando, assim, o Plano de Ação de Gestão da Fauna invasora no Brasil.