CRMV-ES participa de evento organizado pelo CFMV sobre ensino da Medicina Veterinária
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Espírito Santo (CRMV-ES) participou, no último dia 09, de um evento organizado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) que tratou do ensino da Medicina Veterinária. O objetivo foi expor a fragilidade dos novos cursos de graduação ofertados por instituições privadas e que, mesmo assim, foram autorizados pelo MEC.
A Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária (CNEMV/CFMV) analisou 40 Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) de graduação de Medicina Veterinária, submetidos por Instituições de Ensino Superior (IES) privadas ao Sistema de Regulação do Ensino Superior (e-MEC), entre 2018 e 2022, solicitando autorização para a abertura de novos cursos no país.
O médico veterinário da Comissão Estadual de Ensino da Medicina Veterinária do CRMV-ES, Felipe Berbari, um dos representantes do Conselho no evento, destacou a preocupação com o número e a qualidade dos cursos ofertados e a disponibilidade da modalidade EaD.
Pontuou ainda a fala da professora Miliane, que foi exitosa em mostrar aos coordenadores como é possível a curricularização da extensão em qualquer grade nos cursos de Medicina Veterinária no país.
O estudo identificou vulnerabilidades no conteúdo programático e na qualificação do corpo docente, bem como verificou inconsistências de metodologia, de gestão e de infraestrutura. Os projetos pedagógicos foram considerados inexequíveis pela comissão por não atenderem às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) da Medicina Veterinária, atualizadas em 2019, pela Resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE/MEC) nº 3. Todos os processos receberam parecer desfavorável do CFMV nas seis dimensões analisadas.