CRMV-ES participa de capacitação da fiscalização no CRMV-MG
Com objetivo de promover capacitação e atualização de informações, o CRMV-ES participou da reunião do setor de fiscalização do CRMV-MG. Os representantes do Conselho foram a presidente, médica-veterinária Virginia Teixeira do Carmo Emerich, a chefe da fiscalização, Talita Calegario Figueira Dias e a fiscal, Mariane Luchi de Oliveira.
Os encontros foram organizados em capacitações práticas e teóricas, o que proporcionou maior interação entre as equipes dos CRMVs presentes no evento, além de possibilitar a troca de experiências e vivências do dia-a-dia dos fiscais. O vice-presidente do CRMV-RJ, Médico-Veterinário Diogo Alves também esteve presente.
“É de grande importância essa parceria entre os regionais. Durante toda a semana participamos de capacitações teóricas e também práticas, conseguimos agregar muito conhecimento e também passar nossas experiências. Foi um acontecimento inédito e muito gratificante para nós fiscais”, comentou a Talita.
A abertura do evento foi realizada pela chefe do setor de fiscalização CRMV-MG, médica-veterinária Rafaela Lunz, que abordou as estratégias usadas na atuação da fiscalização. Em seguida, o assessor técnico do regional mineiro, médico-veterinário Marcelo Paiva destacou sobre o monitoramento contínuo (“real time”) de atividades do setor de fiscalização.
“Estou achando maravilhoso a interação e a troca de experiência, principalmente porque o CRMV de Minas está trazendo uma novidade, que é a fiscalização através de monitoramento de risco. Acho que isso é uma novidade no sistema, é o que temos buscado no sentido de fazer uma fiscalização de uma forma mais inteligente, apontando para uma parte mais prática que cartorial”, disse Dra. Virginia.
Houve ainda visita ao Haras Nutreal em Nova Lima – MG para o curso de capacitação técnica em equideocultura, com foco no projeto de intensificação do registro das empresas da área (Lei 5.517/68) e a abertura de responsabilidade técnica para médicos-veterinários.
Entre os assuntos abordados, foram discutidos os check-lists já aplicados, houve ainda um treinamento prático na instituição Newton Paiva, com foco na estrutura baseada na Resolução 1275/2019 e, no período da noite, foram realizadas fiscalizações noturnas em estabelecimentos veterinários registrados no CRMV-MG.
"É importante a capacitação da fiscalização e a interação com outros fiscais do sistema, pois além do agregar conhecimento, amplia nossos horizontes nos dando mais segurança e melhorando nossa fiscalização", encerrou Mariane.
O CRMV-ES agradece ao CRMV-MG pelo convite para esse treinamento em conjunto, na pessoa do seu presidente Médico-Veterinário Bruno Divino, e a toda equipe de servidores do regional, que tão bem receberam os representantes do Espírito Santo.