CRMV-ES participa da construção do Programa Nacional de Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Espírito Santo (CRMV-ES) participou dos quatro primeiros encontros de construção coletiva do Programa Nacional de Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos. O objetivo é elencar os pilares básicos para o tratamento dessa questão como política pública em todo o país.
A reunião foi proposta pelo Departamento de Proteção, Defesa e Direito dos Animais da Secretaria Nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos dos Animais, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Os diálogos foram estabelecidos com a sociedade civil, conselhos profissionais, estados, municípios, Judiciário, Ministério Público e atores envolvidos direta ou indiretamente na proteção animal.
A médica veterinária Juliana Tozzi, membro da Comissão de Bem-Estar Animal do CRMV-ES, explica que o programa possui ampagos legal, ético e técnico científico, nos quais a participação do médico veterinário é imprescindível:
“Equivocadamente acredita-se que a castração é a solução para gerir a população de cães e gatos em nosso país, no entanto, é apenas parte da solução. O programa para manejo populacional de cães e gatos é um conceito mais amplo que envolve a implementação de várias estratégias com enfoque em bem-estar animal, controle populacional, saúde única e participação social”, afirmou.
Dentre as estratégias propostas, estão o censo ou estimativa animal, diagnóstico, elaboração de um plano, implantação de leis, combate aos maus-tratos, educação para guarda responsável, registro e identificação do animal, saúde animal, entre outras.
A presidente do CRMV-ES, Virginia Emerich, acredita que o compartilhamento de saberes e experiências visa contribuir para a mudança da realidade da proteção animal no país.
“Acredito muito no potencial que este projeto carrega, pois envolve a participação de diversos atores, de diferentes realidades representando todos os estados brasileiros. É um momento único , onde fica cada vez mais claro a participação imprescindível e fundamental do médico veterinário e sua atuação na saúde unica, seja na saude e bem estar dos animais, do meio ambiente e de toda sociedade”,contou.
No dia 10 de agosto, acontecerá o Seminário on-line e gratuito para ouvir os principais especialistas do país em cada uma dessas frentes de atuação a fim de compartilhar o que foi discutido nas reuniões prévias e avançarmos na construção do plano nacional.