CRMV-ES Oferece Módulo Específico para Indústria de Abate e Fábricas de Farinha e Óleos
Na última semana, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Espírito Santo (CRMV-ES) deu sequência a um módulo especializado em seu curso de responsabilidade técnica, direcionado à Indústria de Abate e Frigorífico. Essa iniciativa destaca o compromisso do conselho em oferecer formação contínua e específica para os profissionais da área, visando aprimorar seus conhecimentos e garantir práticas de qualidade.
O curso, estruturado de forma especializada para esse setor específico, teve palestras dos médicos veterinários Gilberto Marcos Júnior, Humberto Vinicius Faria da Cunha e Alan Paulo Moreira Teixeira, que abrangeram temas essenciais relacionados à responsabilidade técnica na Indústria de Abate e Frigoríficos. Isso inclui aspectos regulatórios, procedimentos operacionais, normativas sanitárias e demais pontos cruciais para o exercício ético e responsável da profissão. Nesse módulo foram abordados temas de deontologia (ética profissional), Legislações, Programas de Autocontrole, BPF e APPCC, explicou o Médico Veterinário Gilberto Marcos.
O foco do módulo é proporcionar aos participantes um entendimento abrangente das particularidades e desafios que envolvem a responsabilidade técnica nesse segmento específico da Medicina Veterinária. Com a evolução constante do setor, a atualização e especialização tornam-se fundamentais para garantir a excelência no atendimento às normativas e na prestação de serviços médico-veterinários. “Foi um prazer falar sobre programas de autocontrole e bem estar animal no qual foi trazido novidade, atualizações e conceitos, com uma contextualização prática de como o responsável técnico deve se portar e atuar na indústria”, manifestou o palestrante Humberto Vinicius Faria da Cunha.
A escolha da Indústria de Abate e Frigoríficos para esse módulo específico destaca a diversidade de áreas de atuação dos profissionais da Medicina Veterinária e a importância de oferecer formações específicas para cada setor. Esse comprometimento do CRMV-ES em proporcionar cursos adaptados à realidade dos profissionais reforça a relevância do conselho como uma instituição que busca estar alinhada às demandas do mercado e às necessidades dos médicos-veterinários.
Essa ação também ressalta a importância do aprendizado contínuo e da formação especializada como estratégias para o fortalecimento da classe veterinária. Os profissionais que participam dessas iniciativas têm a oportunidade não apenas de aprimorar suas habilidades técnicas, mas também de contribuir para a elevação dos padrões de qualidade e ética em suas respectivas áreas de atuação. “A aproximação com profissionais capacitados na área que ministraram os cursos, relatos de experiências práticas vivenciadas por estes profissionais que, com toda certeza, favorecem o conhecimento dos participantes. Capacitação e aprimoramento”, reforçou Gilberto Marcos.
O CRMV-ES reitera seu compromisso em continuar oferecendo oportunidades de capacitação e atualização para os médicos-veterinários, contribuindo assim para o constante aprimoramento da profissão e para o bem-estar animal. Essa iniciativa reflete o papel proativo do conselho em promover a excelência profissional e atender às demandas dinâmicas do setor veterinário.