CRMV-ES marca presença na 3ª Câmara Nacional de Presidentes
Nos dias 28 e 29 foi realizada a 3ª Câmara Nacional de Presidentes (CNP) do Sistema CFMV/CRMVs. O evento teve sua abertura marcada por uma atmosfera musical, com a viola do médico-veterinário Silvio Arruda Vasconcellos, conselheiro do CRMV-SP, entoando canções que contavam a história de São Paulo. O evento reuniu presidentes e representantes do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e dos 26 Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CRMVs) na sede do CRMV-SP em São Paulo.
“Foi uma honra participar desta cerimônia, participamos da reinauguração oficial da sede do CRMV-SP que conta a história de um conselho tão expressivo e importante no sistema CFMV/CRMV´s. Foi uma solenidade marcada de emoção, que narram uma trajetória de conquistas e fortalecimento da Medicina Veterinária e Zootecnia”, enfatiza a presidente do conselho, a médica veterinária Virginia Emerich.
Durante a abertura, o presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida, enfatizou a importância do Projeto de Lei nº 4.262/2023, que propõe a instituição do exame de habilitação profissional na Medicina Veterinária, como um meio de assegurar a qualidade do ensino na profissão. Almeida também abordou o Projeto de Lei nº 5.414/2016, que trata do ensino a distância para cursos da área da saúde e ressaltou a luta do Sistema CFMV/CRMVs para preservar a qualidade do ensino, a saúde humana, animal e o meio ambiente.
Outros tópicos abordados no evento incluíram a realidade dos Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) no sistema e a necessidade de registro e da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) nesses estabelecimentos, bem como a criação de vagas para médicos-veterinários no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Também foram apresentados aprimoramentos em sistemas utilizados pelos CRMVs, como o Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) e o Inofisc, módulo digital de fiscalização.
O evento destacou a importância da colaboração entre os conselhos regionais e do diálogo contínuo para o sucesso do Sistema CFMV/CRMVs, além de reconhecer a diversidade de áreas de atuação dos médicos-veterinários em uma campanha que enfatiza a saúde única: ambiental, animal e humana.
Esse evento tem vasta importância para o conselho e para as categorias de médicos veterinários e zootecnistas pois permitem trocas e compartilhamento de experiências e atualizações quanto a temas de interesse dos regionais no âmbito legal. “Nesta CNP tivemos a apresentação da produção dos manuais de Responsabilidade Técnica em uma versão moderna, interativa e passíveis de atualizações que serão ferramentas importantes aos profissionais médicos veterinários e zootecnistas”, finaliza a presidente.