CRMV-ES lança campanha:
Considerado como profissional da área de saúde, pela resolução nº 287 de 1998 do Conselho Nacional de Saúde (CNS), o Médico-Veterinário atua na área da saúde humana por meio da Medicina Veterinária Preventiva, que contempla as disciplinas de epidemiologia, doenças infecciosas dos animais domésticos, zoonoses e saúde pública, microbiologia e inspeção dos produtos de origem animal.
Com o avanço da Pandemia causada pelo novo coronavírus Sars-Cov-2, o Ministério da Saúde lançou uma ação estratégica para o enfrentamento à COVID-19 denominada “Brasil Conta Comigo – Profissionais da Saúde”, que incluiu os Médicos-Veterinários entre os profissionais que podem atuar como voluntários nesse esforço nacional de enfrentamento à pandemia.
Sendo assim, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Espírito Santo (CRMV-ES) lança a campanha "Minha profissão vai muito além do cuidado animal" para valorizar esses profissionais que são tão importantes para o bem-estar humano.
Confira uma entrevista com a Médica-Veterinária Surama Azevedo, presidente interina do CRMV-ES, que explica um pouco como será a realizada esta campanha.
1) Como surgiu a ideia da campanha "Minha profissão vai muito além do cuidado animal"?
A Medicina Veterinária é uma profissão que lida não só com a saúde dos animais de companhia (pets) e dos animais de produção (suínos, aves, bovinos, entre outros), mas com a promoção da saúde e do bem-estar dos seres humanos sem descuidar da responsabilidade ambiental.
É o Médico-Veterinário, por exemplo, quem realiza visitas domiciliares para o diagnóstico de risco à saúde na interação entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente. É também ele quem trabalha na higiene de alimentos, na prevenção, no controle e no diagnóstico situacional de doenças transmissíveis ao homem pelos animais, as zoonoses; é o caso da raiva, leptospirose, brucelose, tuberculose, dengue, febre amarela, dentre outras.
Assim como têm papel fundamental na agropecuária brasileira, pois participam da produção de vacinas e de medicamentos de uso animal. Fazem o controle de aves, suínos, bovinos e equídeos, por meio de barreiras regionais e internacionais evitando a entrada de doenças desconhecidas em território brasileiro.
Além disso, realizam a inspeção de leite, carne, ovos e mel – evitando que os alimentos, produtos e subprodutos de origem animal possam ser contaminados por micro-organismos que têm a possibilidade de transmitir doenças e intoxicações alimentares.
2) Qual é a intenção do CRMV-ES ao lançar essa campanha?
Mostrar à sociedade a atuação indispensável do Médico-Veterinário na promoção da saúde humana, animal e ambiental, que adota o conceito de Saúde Única para lembrar a importância da aplicação do conceito no Brasil e do trabalho multidisciplinar na atuação do Médico-Veterinário.
3) Como foram selecionados os Médicos-Veterinários que serão entrevistados?
Como o foco da campanha será a atuação do Médico-Veterinário na promoção da saúde pública e da segurança sanitária dos alimentos de origem animal com a destinação correta de resíduos, convidaremos os profissionais que estão trabalhando nas Secretarias Estaduais e Municipais do ES e em órgãos como IDAF e MAPA, entre outros, como as Universidades.
4) Para você, qual é a importância do Médico-Veterinário na promoção do bem-estar humano?
A OMS reconhece a atuação do Médico Veterinário nas equipes multidisciplinares de Saúde Pública, uma vez que o conhecimento de epidemiologia das zoonoses é importante para o planejamento, execução e avaliação de qualquer programa de prevenção, controle ou erradicação que venha a ser adotado (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2002).
Dentro deste contexto, o Médico-Veterinário atua na realização de inquéritos epidemiológicos utilizando tanto os registros de Saúde Pública quanto os de saúde animal, recolhidos nas clínicas veterinárias, propriedades rurais, indústrias de laticínios, abatedouros públicos e Centros de Controle de Zoonoses (CCZ’s).
Ressaltamos também o papel do Médico-Veterinário na inspeção de alimentos e vigilância sanitária; assim como estuda problemas de saúde relacionados as indústrias de produção de alimentos de origem animal, incluindo o destino adequado de dejetos.
5) Além desta campanha de conscientização, o que mais o CRMV-ES vem fazendo para a valorização profissional do Médico-Veterinário?
Estamos atuando junto as Prefeituras e Secretarias Municipais e Estadual para que haja conscientização da importância da presença do Médico-Veterinário nas equipes multidisciplinares dos vários municípios capixabas.
DOCUMENTO: PLANEJAMENTO DA CAMPANHA
PROMOÇÃO DA CAMPANHA:
PARTICIPANTES
28/5/2020 – Dr. Gilton Almada
29/5/2020 – Dra. Bruna Devens
4/6/2020 – Dr. Augusto Zago
5/6/2020 – Dr. Alessandro Mendes