CRMV-ES, coordenadores dos cursos de Medicina Veterinária e Comissão de Direito Médico Veterinário da OAB-ES debatem ética profissional
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Espírito Santo (CRMV-ES) realizou na última segunda-feira (29) o II Encontro dos Coordenadores dos Cursos de Medicina Veterinária do Estado do Espírito Santo.
A reunião contou com a presença da Diretoria Executiva do CRMV-ES, cinco coordenadores de cursos da Medicina Veterinária do estado e da Comissão de Direito Médico Veterinário da OAB/ES.
O Encontro teve como foco a promoção da educação continuada e preventiva nas instituições de ensino e também para médicos-veterinários, que ainda desconhecem as resoluções do CFMV, em especial o Código de Ética, de forma a reduzir a quantidade de processos éticos em cursos no âmbito do CRMV-ES.
CRMV-ES atuante
O presidente do CRMV-ES, José Carlos Landeiro Fraga, destacou a importância de debater a educação ética, acadêmica e profissional dos discentes do ensino superior.
“O Conselho foi criado para fiscalizar, mas também orientar em vários aspectos, e o mais importante que nós estamos tendo hoje dentro do conselho o código de ética nosso dos profissionais infringem o código de ética por desconhecimento. Então a ideia que saiu aqui de dentro que é um projeto que tem começo, meio e nunca terá fim, será eterno e busca justamente essa conscientização”, observa.
A secretaria-geral Nátali Barbosa Faria ressaltou ainda que os professores devem ser o exemplo no que se destina o código de ética dentro da sala de aula e que devem fazer com que os professores venham implementar dentro da sala de aula sobre o código de ética.
“Os docentes devem colocar em prática o código de ética dentro da sala de aula sobre o que é o código de ética para os discentes. Porque se o discente sabe sobre o código de ética, ele vai ser um excelente profissional”, frisa.
O vice-presidente do CRMV-ES, Rodolpho José da Silva Barros, frisa a importância das instituições de ensino superior reforçar a legislação ética do médico veterinário.
“E uma ação conjunta com as instituições de ensino superior que vem de encontro um planejamento estratégico do conselho que é de promover ações, sejam educativas, priorizando pela educação tanto profissional que vai ser formado pelas instituições. A comissão da OAB-ES veio para endossar essa atividade com a nossa condição de ensino com as principais instituições de ensino superior do estado voltado para medicina veterinária de promover ações além daquelas que já são realizadas”, orienta.
A presidente da Comissão de Ensino da Medicina Veterinária do CRMV-ES, conselheira Suplente do CRMV-ES e coordenadora da Faesa, Thaiz de Deco Souza, salientou sobre a importância da prática pedagógica da legislação ética profissional.
“Nosso objetivo é ouvir as demandas que os discentes e docentes das outras instituições trazer das instituições para podermos apoiar os coordenadores de curso de medicina veterinária, melhorando a qualidade de ensino, que beneficiaria o estudante para o exercício profissional.
O conhecimento e a aplicação desse código são essenciais para manter a integridade e a confiança na profissão, além de proteger os direitos dos animais e assegurar a qualidade dos serviços prestados à sociedade.
“É importante como corpo docente reforçar o que pode e o que não pode ser feito dentro da sala de aula, o que resultará no profissional futuramente. Como postagens indevidas, compartilhamento de documentos sigilosos, uma postagem indevida nas redes sociais e que eles serão responsabilizados pela má conduta”, alerta
OAB/ES parceira
O presidente da Comissão do Direito de Médico Veterinário da OAB-ES, Filipe Correa, ressaltou a importância do encontro para que os futuros profissionais possam se adequar às normas do Sistema CFMV/CRMVs, contribuindo assim para o bom exercício profissional.
“Nosso maior objetivo é trabalhar com a questão preventiva e educativa com estudantes universitários e até médicos veterinários que estão formados há mais tempo sobre as principais resoluções do Conselho Federal de Medicina Veterinária. E aí dentre elas o código de ética que é o mais importante que vai fazer o regramento de toda a forma de como com o médico veterinário deve conduzir a sua profissão de forma legal, o objetivo é justamente não é evitar, mas é reduzir ao máximo que isso desencadeia infrações éticos e isso gera em processos pela via administrativa e também em processos judiciais”, reforça.
Umas das propostas da Comissão de Direito de Médico Veterinário é ofertar um mini curso em parceria com a Escola Superior da Advocacia (Esa) e com o CRMV-ES.
“Essa proposta que estamos a levar ao conhecimento da diretoria por meio de ofício que está sendo construído pela comissão é justamente nesse sentido de capacitar médicos veterinários e advogados sobre a Introdução ao Código de Ética, procedimentos do processo ético, casos práticos e jurisprudência”, analisa o advogado especialista em direito animal e integrante da Comissão do Direito de Médico Veterinário da OAB-ES, Fabiano Laranja Ribeiro.
Propostas
Além do foco na ética, outros temas discutidos incluíram a criação de um cadastro de médicos veterinários peritos para atuar junto ao Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) e a atualização das diretrizes de publicidade para serviços médicos veterinários, minicurso de processo ético, sessão de julgamento de processo ético-profissional simulado nas Instituições de Ensino, e o enfoque educativo e a colaboração das instituições de ensino superior
Presenças
Estavam presentes também no II Encontro dos Coordenadores dos cursos de Medicina Veterinária do Estado do Espírito Santo. Os representantes do curso de medicina veterinária da Faculdades Integradas Espírito Santenses (Faesa), Lucas Drumons Bento e Frederico Jacob Eutropio, a coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Anhanguera/Pitágoras, Rogéria Werner de Almeida Coelho, o coordenador do curso de Medicina Veterinária da Multivix Vila Velha, Henrique Meiroz de Souza Almeida, a coordenadora do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário do Espírito Santo(Unesc), Viviane Marques Guyoti (on-line), e a Coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Multivix Nova Venécia Yslla Fernanda Fitz Balo Merigueti.