CRMV-ES auxilia em resgate de animais de maus-tratos
Quatro filhotes da raça Dogue de Bordeaux foram resgatadas de um canil clandestino que funcionava em uma residência no Sítio Batalha, em Vila Velha, no último dia 31 de Maio.
A operação foi realizada pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente/Departamento de Proteção Animal, com o delegado titular Eduardo Passamani, e contou com o apoio técnico do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Espírito Santo (CRMV-ES), da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Maus Tratos Contra os Animais, com a Deputada Estadual Janete de Sá e da Sociedade Protetora dos Animais do Espírito Santo (Sopaes).
Na operação, os filhotes estavam confinados em local insalubre. “Os animais estavam desidratados, sem comida e água tratada, desnutridos, em ambiente sujo, sem higiene e abrigo adequados”, diz o presidente do CRMV-ES Médico Veterinário Dr. Marcus Braun.
O proprietário do canil foi preso e notificado pelo Conselho. “O estabelecimento foi autuado como atividade de comercialização de animais e deverá apresentar um médico veterinário como Responsável Técnico (RT) no prazo de 30 dias”, diz a chefe do setor de fiscalização do Conselho, Talita Calegário.
A avaliação sobre os maus-tratos foi executada pelos médicos veterinários, Marcus Braun e o secretário geral do CRMV-ES Rodrigo Uvo e a fiscal Talita Calegário. “Os animais estavam em um local de 55 metros quadrados, magros, pequenos, sem alimentação, segundo o proprietário com cerca de seis a oito meses, que para um animal dessa idade deveria ter de 15 a 20 quilos estavam com cinco quilos. Ficou visível que os animais estavam abandonados e nessa situação, com o passar do tempo, poderiam vir a óbito”, segundo Rodrigo. Os animais resgatados foram encaminhados a uma clínica para exames e tratamento.
O presidente da autarquia alerta para a importância de adquirir animais de canis registrados e com médico veterinário como RT. “O médico veterinário é quem é capaz de atestar o bem-estar dos animais. Nesse caso, sem um RT, o local fica sem um profissional qualificado para assegurar a qualidade de vida dos animais. Gostaríamos de pedir as pessoas para que não adquiram animais de canis clandestinos e que sempre, antes de adquirir um animal, confira se existe um RT ou o canil tem registro, pois é dessa forma que é possível atestar e garantir o bem-estar animal”, reforça.
Locais que recebem as denúncias de Maus Tratos a Animais
Núcleo de Proteção aos Animais (NPA) – Delegacia de Meio Ambiente
Rodovia BR 262, km 0, Jardim América – Cariacica.
Tel.: (27) (27) 3236-8136
Assembleia Legislativa do ES – Comissão de Maus Tratos a Animais
E-mail: [email protected]
Polícia Militar: ligue 190
Ouvidoria do Ministério Público do ES
Site https://ouvidoria.mpes.mp.br
Tel.: 127 / (27) 3194-4500
Sociedade Protetora dos Animais Espírito Santo (Sopaes)
Tel: (27) 33254395/ (27) 99459812
E-mail: [email protected]
Delegacia Online Tel.: (27) 3236-8139 ou (27) 3236-7269
http://www.delegaciaonline.sesp.es.gov.br/
Ibama: 080061-8080 = e-mail: [email protected]
Assessoria de Comunicação do CRMV-ES