Conselho participa do Fórum de Educação em Medicina Veterinária e do 26º Seminário Nacional de Educação da Medicina Veterinária
Inteligência artificial, saúde mental e ferramentas para melhorias no ensino foram alguns dos temas abordados nos eventos

Este mês, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Espírito Santo (CRMV-ES) esteve presente em dois grandes eventos nacionais em prol da Educação em Medicina Veterinária: o Fórum das Comissões Nacional e Regionais de Educação em Medicina Veterinária do Sistema CFMV/CRMVs, que reuniu representantes de todo o país para promover o alinhamento estratégico das ações relacionadas ao ensino, e o 26º Seminário Nacional de Educação da Medicina Veterinária, que reuniu docentes, especialistas e profissionais da área para refletir sobre o presente e o futuro da formação no Brasil. Os encontros foram realizados em Brasília, nos dias 8, 9 e 10 de abril.
Da Comissão Técnica de Ensino da Medicina Veterinária do CRMV-ES, estiveram presentes: a presidente, Thaiz de Deco Souza, também integrante da Comissão Nacional de Educação na Medicina Veterinária (CNEMV/CFMV); e os membros Felipe Berbari Neto, Gabriel Domingos Carvalho e Fernando Luiz Tobias.
No fórum, temas estratégicos para o ensino da Medicina Veterinária foram discutidos, como a formação generalista, os estágios curriculares, a atuação das comissões de educação nos regionais e a importância da integração entre ensino, pesquisa e extensão.

“A semana que se passou foi grandiosamente satisfatória. Como membro da Comissão Nacional de Educação na Medicina Veterinária e presidente da Comissão Regional, tive essa experiência incrível e oportunidade de aprender e trocar experiências com professores do todo país”, comenta Thaiz de Deco. Ela é também professora e coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Faesa, em Vitória.
A profissional relata que foi uma semana intensa de aprendizados, com um único objetivo: a educação de qualidade.
“Eu, ainda como coordenadora de curso e professora em uma Instituição de Ensino Superior, me preocupo com a qualidade de ensino e, paralelamente, com a valorização da minha profissão. Esse evento, que é contínuo, organizado anualmente pela CNEMV e apoiado pelo CFMV, é importantíssimo para que todos da área tenha conhecimento dos fatos atuais e possam compartilhar entre pares”, completa.
A programação também incluiu debates sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais e os critérios para avaliação de cursos. A participação no fórum, para Gabriel Carvalho, professor do curso de Medicina Veterinária do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), no campus de Santa Teresa, foi uma oportunidade ímpar para trocar experiências.
“Foi possível discutir a melhoria do Ensino da Medicina Veterinária no Brasil. E esse alinhamento entre o sistema CFMV/CRMVs e as instituições de ensino é fundamental na busca pela qualidade da formação dos futuros profissionais”, conta.

O Seminário, realizado nos dias seguintes ao Fórum, também trouxe temas importantes, que refletem as transformações vistas hoje em todo o mundo. Tecnologia, saúde e inclusão no ambiente acadêmico, autoavaliação e planejamento estratégico como ferramenta para melhorias no ensino, implementação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), avaliação de cursos e curricularização da extensão foram alguns dos assuntos debatidos.
Inteligência artificial na educação e estratégias para promoção da saúde mental foram dois temas trazidos no primeiro dia de debates: temas relevantes para os dias de hoje, como destaca Fernando Tobias, professor e coordenador do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Vila Velha (UVV).
“Tivemos palestras muito boas, com temas atuais! Além da troca de experiências que tivemos com colegas de outras instituições de ensino. Deu para perceber que temos muito a aprender e avançar para alcançarmos a qualidade de ensino que a sociedade merece”, diz.
E a troca que ocorre nesses encontros é muito positiva para o nosso estado, acrescenta o professor e coordenador do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), campus de Alegre, Felipe Berbari.
“Estar presente no Fórum e no Seminário de Ensino foram experiências muito enriquecedoras. Aprendizado, trocas, networking, perspectivas futuras, cenário nas diferentes regiões do país, experiências, cases de sucesso… isso tudo traz muita energia para nós, aqui do Espírito Santo. Qualidade do ensino, valorização do profissional egresso e aproximação das instituições de ensino é o que buscamos enquanto membros da Comissão Técnica Regional”, destaca.
O CRMV-ES segue em sua missão institucional de valorização da Medicina Veterinária, da Zootecnia e dos profissionais das áreas. As Comissões Técnicas, importantes órgãos de consulta e assessoramento técnico da autarquia, atuam em busca constante por atualizações, soluções e inovações, agregando conhecimentos, auxiliando a diretoria executiva, promovendo e participando de eventos locais e nacionais, e trazendo para nosso estado ideias e possibilidades para melhorias no ensino e na prática.
➡️ Siga o Instagram do Conselho para ver dicas sobre esse e outros assuntos, informações sobre eventos e cursos de RT, fiscalizações, resoluções, novidades e mais: @crmves