Comissão Estadual de Bem-Estar Animal do CRMV-ES discute método de marcação internacional de felinos
A Comissão Estadual de Bem-Estar Animal do CRMV-ES, nomeada em 14/10/2021, realizou sua primeira reunião ordinária em 2/12/2021.
Participaram os médicos-veterinários Paulo Sérgio Cruz de Andrade Júnior, presidente da comissão, e os membros: Rodolpho José da Silva Barros, Juliana Tozzi de Almeida, Letícia Barcellos da Costa e Celso Christo Coutinho da Silva.
Após a apresentação de cada participante da comissão, foi pautado o item sobre identificação de felinos em situação de rua submetidos a procedimento de esterilização cirúrgica.
Dra. Juliana citou o desconhecimento de muitos médicos-veterinários sobre o método de marcação internacional de felinos em situação de rua submetidos a procedimento de esterilização cirúrgica dentro de um programa de captura, esterilização, vacinação e devolução, no qual é realizado um pequeno corte na extremidade da orelha esquerda.
O procedimento não configura maus-tratos, nem ato de crueldade, e é indicado para projetos de manejo populacional e humanitário de gatos, evitando prejuízos ao bem-estar dos animais já castrados
Tamanha importância da discussão, que o assunto foi pautado na 448ª Sessão Plenária Ordinária, realizada no dia 10 de dezembro de 2021, que contou com uma breve apresentação da Dra. Juliana, que destacou que o procedimento do método de marcação em felinos não está em desacordo com as resoluções CFMV nº 877/2008, 1027/2013 e 1236/2018, além da Lei nº 9605/1998, tendo em vista que não há realização de procedimentos por motivos meramente estéticos:
“A marcação reta não atinge vasos sanguíneos importantes da orelha do gato, deve ser realizada pelo médico-veterinário enquanto o animal ainda está anestesiado da castração e cicatriza quase que imediatamente. Essa marcação possibilita a visualização e identificação dos felinos já esterilizados à distância, evitando que os mesmos sejam submetidos a novo stress de captura e risco cirúrgico e anestésico sem necessidade”, concluiu Dra. Juliana.
Após ouvir a apresentação, o Plenário deliberou deliberou sobre a necessidade de regulamentar sobre a marcação de felinos em procedimentos de esterilização em massa, bem como fomentar a divulgação do assunto entre profissionais, gestores municipais, representantes do poder legislativo e sociedade.