CFMV habilita a Sociedade Brasileira de Cardiologia Veterinária para concessão de Título de Especialista em Cardiologia Veterinária
O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) habilitou a Sociedade Brasileira de Cardiologia Veterinária (SBCV) para a concessão do Título de Especialista em Cardiologia Veterinária. A decisão foi dada por meio da Resolução CFMV nº1140, de 2017.
Agora, o profissional especializado na área poderá realizar atendimento clínico-cardiológico de cães e gatos, além de outras espécies animais, como cavalos e silvestres.
“Vamos diplomar os médicos veterinários que tenham conhecimento para diagnosticar e tratar cardiopatias em animais. Com o título, estarão também habilitados para a realização de exames eco e eletrocardiográficos”, informa Lilian Petrus, presidente da SBCV.
Para a Sociedade, a cardiologia veterinária é uma especialidade que tem despertado o interesse de muitos profissionais, ultimamente, principalmente nos cursos de pós-graduação. “Tornou-se necessário que a SBCV passasse de uma entidade de atualização na especialidade para uma de fiscalização e certificação dos `cardiólogos´. Foi neste momento que surgiu a ideia do título de especialista”, comenta a presidente.
A SBCV é uma instituição com mais de 20 anos de atuação. Após a decisão do Conselho, inicia-se a etapa do processo de detalhamento das normas aprovadas pelo CFMV e da organização da logística para a realização da primeira avaliação.
A SBCV acredita que as pessoas terão mais confiança no médico veterinário detentor do título de cardiologia. “Isso também obrigará o profissional a se preparar melhor e se atualizar na área”, afirma Lilian.
Fonte: Assessoria de Comunicação CFMV