Carta do CRMV-ES aos alunos e profissionais da área: cenário do ensino da Medicina Veterinária
O CRMV-ES, preocupado com a qualidade do ensino da Medicina Veterinária no País e, em especial, no Estado do Espírito Santo, vem a público expor o alarmante panorama nacional da formação profissional.
Atualmente, no Brasil, temos um aumento exponencial do número de escolas de Medicina Veterinária. Nos últimos 10 anos, houve ampliação em mais de 245% no número de cursos em atividade. De acordo com dados do Ministério da Educação e Cultura (MEC), o País já conta com 375 escolas em atividade, sendo seis delas em solo capixaba: Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Universidade Vila Velha (UVV), Centro Universitário do Espírito Santo (Unesc), Multivix Vitória, Multivix Castelo e Escola Superior São Francisco de Assis (Esfa).
Além da abertura indiscriminada de escolas, em que os interesses políticos e econômicos dos grandes grupos educacionais têm ficado acima da qualidade do ensino, o Conselho tem acompanhado com incredulidade a aprovação de cursos de EaD no ensino das profissões relacionadas à saúde e, infelizmente, já identificou a aprovação pelo MEC de mais de 20 mil vagas de Medicina Veterinária nesta modalidade de ensino.
É preocupante o definhamento do ensino da Medicina Veterinária no País, com cursos focados apenas na clínica de pequenos animais, quando no mundo o médico veterinário é reconhecido como agente de saúde única, capaz de atuar nas mais diversas áreas e inserido inclusive na garantia da saúde pública. A infraestrutura necessária ao desenvolvimento prático profissional também não tem acompanhado este crescimento de cursos e vagas.
Adicionalmente, discute-se no que se refere a modalidade EaD a ausência de interface humana fundamental às profissões da saúde para o desenvolvimento das competências específicas, o aprendizado prático, o trabalho interprofissional colaborativo e a humanização do atendimento.
O uso da tecnologia digital deve ser incorporado ao processo de forma a constituir uma ferramenta para a transmissão do conhecimento teórico, porém, a utilização do método deve ser dimensionada de forma a não tolher o processo inerente à Educação de superação das dificuldades presentes, que hoje são traduzidas no ensino transformador do aluno em líderes que promoverão mudanças sociais necessárias.
O CRMV-ES juntamente com o Sistema CFMV/CRMVs têm atuado politicamente na tentativa de conscientizar as autoridades responsáveis sobre os impactos à sociedade de uma graduação deficitária e virtual.
Após o Decreto 9.057/17 e a Portaria Normativa 11/17 autorizarem a oferta de cursos de educação básica e superior na modalidade à distância, o CRMV-ES tem realizado uma série de ações contra a prática na área da saúde, por entender que poderia colocar em risco a saúde da população, inclusive em associação com outros conselhos profissionais da área da saúde.
O Sistema CFMV/CRMVs também emitiu nota, encaminhada ao MEC, em defesa da qualidade do ensino da Medicina Veterinária, na qual manifesta, sobretudo, a preocupação em relação à oferta de cursos de graduação dessas profissões na modalidade EaD.
O mercado de trabalho traz importantes oportunidades aos médicos veterinários e a qualidade das instituições é fundamental para uma boa formação.
O CRMV-ES, como órgão de orientação, fiscalização e regulamentação profissional, entende que cabe a cada aluno de Medicina Veterinária e profissional dedicar-se de forma a poder oferecer um serviço de excelência, entretanto, é preciso apoiar e dar suporte à formação ética e de excelência, por isso manifesta total desacordo com a homologação de cursos de forma indiscriminada e sem condições de desenvolver profissionais completos.
É importante que os futuros alunos de Medicina Veterinária pesquisem bem sobre a instituição onde pretendem estudar, conversem com egressos do curso que já atuam, assim como tenham em mente que o Conselho estará sempre à disposição para sanar dúvidas e também colaborar com a educação continuada por meio de palestras, simpósios, seminários e suas publicações.
Material extraído do CRMV-SP e adaptado pelo CRMV-ES