Cadastro de equipamentos veterinários para utilização no combate a Covid-19 no Espírito Santo
Desde 2011, a Medicina Veterinária faz parte do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), que são equipes formadas por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, atuando de maneira integrada.
Recentemente, o Ministério da Saúde, através da Portaria nº 639, reconheceu o Médico-Veterinário como profissional da saúde. Em seguida, a Secretária de Saúde do Espírito Santo, após solicitação oficial do CRMV-ES, acatou o pedido dessa Autarquia e incluiu o Médico-Veterinário entre os grupos prioritários na campanha de vacinação contra o vírus influenza. Ainda no Estado, dois Médicos-Veterinários compõem a força-tarefa que está realizando testes para a detecção da Covid-19 no Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo – Lacen/ES.
Cada vez mais fica evidente a importância do Médico-Veterinário no contexto de Saúde Única, que interliga a saúde humana, animal e ambiental.
Dando mais um passo em direção à consolidação do Médico-Veterinário como trabalhador da saúde e parte integrante do contexto da Saúde Única, o CRMV-ES lança o cadastro de equipamentos para, em parceria inédita com a Secretária de Saúde do Espírito Santo, contribuir para o tratamento das vítimas da pandemia da Covid-19.
Os equipamentos que os profissionais poderão disponibilizar são: ventiladores mecânicos, monitores Multiparamétricos e concentradores de oxigênio (O2).
O Subsecretário de Atenção a Saúde da SESA, Dr. Fabiano Ribeiro dos Santos, destaca a importância do o apoio de todos os profissionais de saúde neste momento tão crítico. “O Médico-Veterinário assume importante papel em nossas equipes técnicas, principalmente atuando nos serviços de Vigilância em Saúde. Além disso, a proposta voluntária destes profissionais em disponibilizar equipamentos de suas clinicas demostra o compromisso social da categoria”, afirma.
“Estamos em um momento de escassez e dificuldade em adquirir equipamentos, principalmente respiradores”, completa o Secretário.
A participação não será obrigatória. Contudo, caso queira participar voluntariamente desse cadastro, o profissional deverá preencher o formulário que segue anexo, assinar, escanear e enviar por e-mail para [email protected].