Balanço da Gestão 2020
Após um ano atípico, em virtude da pandemia da Covid-19, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Espírito Santo apresenta um breve resumo das principais ações de 2020.
Confira:
O CRMV-ES cumpriu sua missão de fiscalização do exercício profissional. Além disso, conforme determina a Lei Federal nº. 5.517/68, a Autarquia orientou, supervisionou e disciplinou as atividades relativas à profissão da medicina veterinária e da zootecnia.
No que tange à fiscalização, mesmo com todas as dificuldades e incertezas causadas pela pandemia, o Conselho esteve nas ruas para exercer sua função primordial. Foram realizadas 1713 fiscalizações, que resultaram em: 410 termos de fiscalização, 320 autos de infração e 983 termos de constatação, sendo emitidos 57 autos de multa. Confira aqui mais informações.
Em 2020, foram inscritos 238 novos Médicos-Veterinários e 7 zootecnistas. Além disso, foram geradas 773 ARTs. Na pessoa jurídica, 116 novas empresas e 21 Produtores Rurais se registraram no Conselho.
Como Tribunal de Honra, o CRMV-ES instaurou 14 novos processos éticos-profissionais, sendo realizados quatro sessões de julgamentos de processos, considerando que os prazos foram suspensos pelo CFMV a partir de março até meados de 2020. Em 2021, a previsão é de que sejam julgados cerca de 28 processos.
Da mesma forma, foram encaminhadas três denúncias ao Ministério Público pelo exercício ilegal da profissão.
No total, foram relatados 583 processos administrativos pelos conselheiros do CRMV-ES, nas plenárias ordinárias e extraordinárias realizadas.
CHUVAS NO SUL DO ESTADO
Em janeiro, o sul do Espírito Santo foi atingido por fortes chuvas. Uma comissão do CRMV-ES formada por médicos-veterinários seguiu até as cidades atingidas pelas chuvas para auxiliar no resgaste e tratamento de animais, coordenando as ações em conjunto com o GRAD (Grupo de Resgate de Animais em Desastres).
A sede da Autarquia foi ponto de recebimento de doações para a população e para animais.
MÉDICOS VETERINÁRIOS RECONHECIDOS COMO PROFISSIONAIS DA SAÚDE
O Ministério da Saúde, através da Portaria nº 639, de 31 de março de 2020, voltada à capacitação e ao cadastramento de profissionais da área de saúde para o enfrentamento à pandemia do coronavírus (COVID-19), reconheceu o médico-veterinário como um profissional da área de saúde.
Atento e preocupado com a saúde animal e humana, o CRMV-ES enviou um ofício aos órgãos públicos do Estado para esclarecer a importância do serviço veterinário. No documento, o Conselho orienta quanto à necessidade de manutenção do funcionamento dos estabelecimentos veterinários e daqueles destinados ao comércio de produtos para alimentação animal durante a pandemia.
Novamente o CRMV-ES foi ativo em exigir dos órgãos públicos o reconhecimento definitivo de que o Médico-Veterinário é um profissional da saúde e tem direito à vacinação contra a gripe, inclusive com ações diretas no Ministério da Saúde. No ensejo, o Conselho conseguiu incluir a profissão na campanha do "Heróis Abastecidos" da rede Ipiranga, que concedia 10% de desconto aos profissionais da saúde.
Atuante na defesa da medicina veterinária, o Conselho publicou uma nota de repúdio que ganhou repercussão nacional, em favor de um profissional do interior do estado que foi alvo de comentários proferidos por um radialista, em virtude da atuação do médico-veterinário nos trabalhos executados pela Secretaria de Saúde no Inquérito Sorológico da Covid-19.
Por fim, o CRMV-ES lançou a campanha "Minha profissão vai muito além do cuidado animal" para valorizar os Médicos-Veterinários que são tão importantes para o bem-estar humano e para agradecer e mostrar o importante papel que Médicos-Veterinários estão assumindo no combate a Covid-19.
DESTAQUES
Sem poder realizar eventos, o CRMV-ES inovou com a criação de lives através do seu canal no instagram com a participação de diversos profissionais renomados do Espírito Santo e também do Brasil.
Buscando uma comunicação direta, foi criada uma linha de transmissão pelo whats app para os profissionais.
Em nosso site, foram realizadas diversas matérias que evidenciam a importância e revela o destaque da medicina-veterinária e da zootecnia.
Confira algumas:
– "Covid-19: chefe da Pfizer é um Médico-Veterinário";
– "Você deixaria seu pet ser castrado na cozinha da sua sala?";
– "Prótese para membro de equino é desenvolvida por Médico-Veterinário em Colatina-ES";
– "Servicos Veterinários e de Zootecnia não entram em promoção";
– "A importância do Médico-Veterinário nas barreiras sanitárias";
– "Telemedicina veterinária: modalidade segue proibida";
– "Residentes de Medicina Veterinária auxiliam na luta contra a Covid-19"
No decorrer do ano, foram realizadas 5 cerimônias de entrega da cédula profissional, que contou com palestras ministradas pela diretoria do CRMV-ES aos novos profissionais.
Um dos destaques de 2020 foi o registro do título de Especialista em Homeopatia Veterinária, aprovado pelo CFMV. Foi o primeiro profissional do estado a obter o título de especialista.
ELEIÇÃO ON-LINE
Por fim, no final do ano, o Conselho realizou pela primeira vez a eleição on-line. Após três chapas se inscreverem, a disputa foi para o segundo turno. Por 859 votos contra 850, a chapa 1 "CRMV-ES Para Todos" foi eleita por Médicos-Veterinários e Zootecnistas para a gestão do CRMV-ES no triênio 2021/2024, que tomará posse em 12 abril.