As conquistas e os números dos 100 dias da nova gestão do CRMV-ES
“Educar antes de Fiscalizar”. Esse foi o conceito criado pela nova diretoria do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Espírito Santo (CRMV-ES) quando assumiu a gestão da autarquia federal no dia 12 de abril. Agora, 100 dias após a posse, é possível afirmar que os planos norteados pelo conceito tornaram-se ações concretizadas.
A aproximação do CRMV-ES com intuições de ensino, Secretarias Municipais e Estadual de Saúde e Agricultura, Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) e as Coordenadorias Regionais de Meio Ambiente e Urbanismo, ONGs, a Sociedade de Medicina Veterinária do Espírito Santo e a Associação Brasileira de Zootecnistas, a redução dos gastos da autarquia, o reconhecimento dos profissionais médicos veterinários e zootecnistas e a criação de projetos pioneiros no Sistema CFMV/CRMVs foram algumas das conquistas desta nova gestão. Mas quais foram os números e o que foi feito para que esse êxito no cumprimento dos objetivos tenha sido alcançado?
O presidente do CRMV-ES Marcus Campos Braun, conta que “nos primeiros 100 dias foram iniciadas várias ações de melhoria nos processos de trabalho do CRMV”. Ele explica que tudo é feito pensando na aproximação do Conselho com os profissionais. “O que mais queremos nessa gestão é poder tornar as classes unidas com um só objetivo: o crescimento da Medicina Veterinária e Zootecnia respeitando, acima de tudo, a ética profissional. Fiscalizar é a principal função do conselho, porém, orientar e educar também faz parte das atribuições da autarquia. Queremos um conselho cada dia mais humano e mostrar às classes que aqui de fato é a casa do Médico Veterinário e do Zootecnista e que podemos juntos mudar”, afirma.
Capacitação e integração
Com o intuito de investir e capacitar os profissionais médicos veterinários e zootecnistas do Espírito Santo com a oferta mensal de eventos gratuitos, foi criado o Educa CRMV-ES. O projeto pioneiro é a concretização de uma proposta de campanha da atual gestão com foco na educação continuada e já está servindo de referência para projetos similares em outras regionais do país.
Em junho foi realizada a primeira palestra do projeto, que abordou o tema “Emergências Oftálmicas” e reuniu cerca de 40 médicos veterinários no auditório do CRMV-ES. As próximas palestras do Educa CRMV-ES serão sobre “Educação Financeira: Como reduzir impostos e controlar as finanças para autônomos e empresas”, “Investigação de Surtos”, “TABWIN Básico” e “Hiperadrenocorticismo”.
Outro evento que visa a capacitação profissional é o Curso de Responsável Técnico (RT) para a área de pequenos animais e estabelecimentos comerciais pet. Idealizado ao longo dos primeiros meses da gestão, o curso será o maior já realizado pelo CRMV-ES, com 180 vagas. O evento acontecerá em agosto, no Anfiteatro da Universidade Vila Velha (UVV-ES).
Reconhecimento
Além dos projetos de educação continuada e atualização, foi criado também um projeto que visa o reconhecimento dos profissionais locais. O #FalaZoo tem como objetivo dar voz ao zootecnista do Espírito Santo, reconhecer e empoderar os profissionais, através de matérias e posts. Criado em comemoração ao mês do zootecnista, o projeto não tem data para acabar e serviu de inspiração para o #FalaVet – que será voltado para o profissional médico veterinário.
Fiscalização
Fiscalizar o exercício profissional de médicos veterinários e zootecnistas e orientar, supervisionar e disciplinar as atividades relacionadas às profissões são finalidades do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e dos Conselhos Regionais. Assim, o setor de fiscalização cumpre, durante as visitas de vistoria, não apenas o papel fiscalizador, como também o papel educativo, garantindo que os profissionais sejam orientados e estejam em acordo com o Código de Ética e as resoluções que regem o Sistema CFMV/CRMVs.
A fim de permitir maior integração e padronização dos trabalhos, o setor de fiscalização passou a contar com a presença de conselheiros médicos veterinários ou zootecnistas durante algumas visitas a estabelecimentos. Assim, além de auxiliar na orientação e dar suporte às ações, o corpo de conselheiros torna-se mais próximo do setor de fiscalização, atuando nas ações em prol da classe médico veterinária e da zootecnia e, principalmente, da sociedade.
Nesses 100 dias, o CRMV-ES visitou 469 estabelecimentos em todo o Espírito Santo, sendo que foram 180 termos de fiscalização, 188 termos de constatação e 101 autos de infração. Neste período, foram lavrados também 44 autos de multa.
Ética profissional
Do dia 12 de abril ao dia 20 de julho o CRMV-ES realizou seis julgamentos de Processos Ético-Profissionais (PEPs) e instaurou 14 novos PEPs, sendo três por denúncia, 10 por atuação do setor de fiscalização e um via Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF).
Mais números dos 100 dias
Além dos números da fiscalização e dos Processos Ético-Profissionais, veja abaixo mais informações do CRMV-ES:
– Foram realizadas três plenárias ordinárias e uma plenária extraordinária. Ao todo foram 188 processos relatados e discutidos 52 itens de pauta.
– Foram abertos 14 processos licitatórios para compra de bens ou contratação de serviços, sendo eles: material de expediente, material de informática, material gráfico, seguro empresarial da Sede, seguro empresarial dos carros da fiscalização, consulta de intimações online, monitoramento e sistema de alarme, manutenção e abastecimento dos veículos e uso da fiscalização, monitoramento e rastreamento dos carros da fiscalização, telefonia móvel, consulta de protestos, cartões de alimentação e refeição para os funcionários, plano de saúde para os funcionários e reestruturação do site oficial do CRMV-ES.
– Foram firmados cinco convênios em prol dos profissionais inscritos no CRMV-ES. São eles: Rede de Hotelaria Accor, ATI-SM Soluções em Informática, Wizard Cursos de Línguas, Quallity Psicologia, RH e Assessoria em Carreira e Sesc.
– Houveram 13 novas inscrições de pessoa física, quatro inscrições reativadas, 2 inscrições secundárias, cinco inscrições canceladas, sete inscrições suspensas, duas inscrições secundárias canceladas, nove transferências para o Espírito Santo, sete transferências do Espírito Santo para outro estado, 13 conversões de carteira profissional provisória para definitiva e duas novas inscrições provisórias.
– Neste período, houveram 60 novos registros de pessoa jurídica, 23 registros cancelados, 15 suspensos e uma empresa retornou as atividades.
– Foram criadas e nomeadas 14 comissões temáticas.
– Foram feitas uma nota de repúdio, uma nota de desagravo público, dois ofícios para a Secretaria de Saúde referentes a concurso público e o reconhecimento dos médicos veterinários como grupo prioritário nas campanhas de imunização e nota pública, em conjunto com os presidentes do Sistema CFMV/CRMVs, em Defesa da Qualidade do Ensino da Medicina Veterinária e da Zootecnia.
– Foram feitas duas cerimônias de entrega da cédula profissional.
– Uma denúncia ao Ministério Público (MP-ES) por charlatanismo.
– Redução de 35% em gastos com jeton, ajuda de custo e diária de conselheiros e membros da diretoria para participação em julgamentos, Plenárias Ordinária e Extraordinária em relação ao mesmo período do ano passado.
– Redução de 15% em despesas gerais em relação ao mesmo período do ano passado.
Assessoria de Comunicação do CRMV-ES