Alerta aos médicos-veterinários quanto ao aumento de casos de Esporotricose no estado!
A Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo atualizou o Protocolo de Vigilância e Manejo Clínico da Esporotricose Humana e Animal no Estado do Espírito Santo.
Confira clicando aqui!
O CRMV-ES orienta profissionais médicos-veterinários a consultarem o Protocolo elaborado pela SESA-ES, que está disponível no site do CRMV-ES.
O documento apresenta dados sobre os casos notificados, que passaram de 198 casos em 2020 para 1393 em 2023. Os municípios com o maior número de casos foram Vila Velha, Serra, Cariacica, Vitória e Linhares.
É abordado também o cuidado que médicos veterinários, assistentes de veterinários e cuidadores devem ter em casos suspeitos. O documento fala sobre a mudança no perfil epidemiológico da transmissão e nas medidas relacionadas à prevenção de traumas cutâneos e uso de EPI adequado
O Protocolo destaca os sinais clínicos que precisam ser observados nos atendimentos e a importância do médico-veterinário orientar adequadamente o tutor de um felino com esporotricose quanto aos cuidados durante o tratamento.
As clínicas veterinárias e hospitais veterinários particulares e universitários, devem notificar os casos por meio do link: https://redcap.link/esporotricoseanimal
É de extrema importância que os casos sejam notificados à vigilância, com o objetivo de dimensionar o alcance desta doença e conhecer os locais de ocorrência, traçando assim, o perfil epidemiológico e realizando as ações necessárias para controlar novos casos!
Esporotricose é uma questão de saúde pública!
CONFIRA OS DESTAQUES: