A importância do Médico-Veterinário na inspeção e segurança alimentar
Na semana passada, a Médica-Veterinária Priscyla Andrade morreu após 12 dias internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Recife (PE). A suspeita é de que ela tenha desenvolvido a Síndrome de Haff, mais conhecida como doença da urina preta, e a suspeita é que tenha acontecido após consumir peixe contaminado. Em paralelo com isso, em Vila Velha (ES), a Polícia Militar Ambiental apreendeu mais de 700 quilos de camarões e lagostas sem nota fiscal, sem declaração de estoque e também sem nota de origem.
Para que se tenha uma segurança com relação ao consumo de alimentos, em especial aos produtos de origem animal, é de suma importância o acompanhamento destes produtos desde o início de sua cadeia produtiva até o produto final. O responsável por este acompanhamento é o Médico-Veterinário, que fiscaliza do ponto de vista sanitário, higiênico e tecnológico, desde o campo com os cuidados com a sanidade animal passando pelos estabelecimentos frigoríficos, abatedouros, fábricas e indústrias de alimento até o comércio.
O CRMV-ES reforça que devemos sempre consumir produtos inspecionados e que produtos de origem animal sem registro de serviço oficial de inspeção podem ocasionar diversos problemas de saúde. Fique atento.